Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Novos Rumos para a Cultura Gramadense


Croqui inicial do Projeto Complexo Artístico e Cultural de Gramado (Parque Hotel)



A Subsecretaria de Cultura de Gramado foi criada para dar guarida à todas as manifestações artísticas da cidade, abrindo espaço para a participação popular na criação de políticas públicas para o segmento. Em pouco mais de seis meses de atuação, foram realizados dezenas de eventos culturais, centenas de ações e muito diálogo com os artistas e comunidade gramadense.



Chegamos à uma nova etapa da evolução cultural gramadense: hoje temos um departamento público para absorver a demanda do segmento, temos um poder executivo e legislativo apoiando o projeto da REVOLUÇÃO CULTURAL, temos o aval e o reconhecimento de todos os setores da sociedade e uma efetiva participação dos artistas gramadenses.



Nesta semana, o prefeito Nestor assinou a transferência do Centro de Cultura para a Câmara de Vereadores, que reivindica um espaço próprio desde a emancipação política da cidade, há mais de 54 anos atrás.



No primeiro semestre do ano, a Subsecretaria de Cultura levou até o CMC arquitetos e engenheiros para tentar viabilizar melhorias na estrutura do prédio que sedia a nossa Casa de Cultura. Porém, o prédio não possui estruturação que permita efetuar reformas e ampliações naquele espaço físico. Atualmente, nossos artistas e professores não tem à disposição as condições físicas necessárias para o desenvolvimento das atividades artísticas disponibilizadas no CMC. Para completar, a Câmara de Vereadores ocupa todo o segundo andar do prédio, inviabilizando a ampliação da oferta de cursos e atividades culturais.



Com isso, chegou-se à uma conclusão: a Cultura de Gramado precisa ter espaço próprio e adequado à realidade atual!



Á partir desta constatação, iniciou-se um longo processo de conversação com o Legislativo, Executivo, artistas, professores do CMC, alunos e ativistas culturais da nossa cidade, onde a grande maioria foi fávorável à cedência do atual prédio do CMC para a Câmara em troca da aquisição e ocupação por parte da Subsecretaria de Cultura da área recém adquirida pela Prefeitura de Gramado: o Parque Hotel, um dos principais cartões postais da cidade e local de grande movimentação de turistas e gramadenses.



Neste local, poderemos oferecer uma estrutura condizente com a demanda artística local, ampliar a oferta de cursos, viabiliziar um espaço adequado para a realização de apresentações artísticas, integrar os turistas à Programação Cultural e ao mesmo tempo oportunizar uma melhor divulgação dos artistas gramadenses junto à comunidade local e visitantes.



Teremos um espaço exclusivo para a Cultura, em um ponto nobre da cidade, facilitando a visitação, criando novas atrações culturais, e abrindo uma Nova Era para a Cultura Gramadense.



Agora, estamos empenhados em confecionar projetos e solicitar recursos nas esferas estadual e federal para viabilizar a reforma dos espaços já existentes no local, equipar as salas com a necessidade individual de cada segmento, e, na medida em que as obras forem concluídas, iniciar o processo de transferência do CMC para o Parque Hotel.



Em acordo de cavalheiros firmado entre os poderes Executivo e Legislativo, ficou acertado que a transição de um espaço para o outro será de acordo com as necessidades da Cultura. Não iremos nos mudar enquanto não tivermos à disposição um espaço adequado para receber as atividades desenvolvidas pelo Centro de Cultura. Quanto ao Teatro Elisabeth Rosenfeld, mesmo depois de construido o novo teatro municipal, a Câmara cederá sempre que for possível e quando for requisitado, este espaço para a realização de apresentações artísticas diversas.



Temos ainda um outro projeto grandioso para à área onde hoje se encontra o Centro de Cultura II e a Biblioteca Municipal Cyro Martins. Em breve iremos colocar em discussão esta proposta construída e idealizada pela Subsecretaria de Cultura de Gramado.



Precisamos da ajuda e mobilização de toda a classe artística e da nossa comunidade para tornar real a nossa tão sonhada REVOLUÇÃO CULTURAL!!!!!



CHEGOU A NOSSA VEZ!!!!!!

Um comentário:

  1. Nós da 2ªBIENALC ficaremos muito felizes de contribuir de alguma forma com todo este processo maravilhoso de " revolução cultural" em Gramado. Parabéns Marilia Schmitt Fernandes

    ResponderExcluir