Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SEMANA AFRO CULTURAL DE GRAMADO



A Lei 10.639 não ficou limitada aos muros das grandes cidades. Gramado, imbuído de seu espírito vanguardista, buscou colocar em prática os preceitos principais da referida lei, respeitando-a e redimensionando-a. Sabe-se que o município tem como fonte principal de recursos o turismo e os eventos que produz; em relação à cultura, a cidade tem mantido um nível de atividades e promoções muito importantes que merecem destaque.


O Festival do Cinema de Gramado, que possui renome internacional, tem proporcionado uma forte ligação cultural na própria comunidade, isto é, as produções cinematográficas são levadas e debatidas por toda a comunidade. Esse aspecto de conexão social está profundamente enraizado na política pública de Gramado.


Além disso, o festival de cinema sempre procurou privilegiar temáticas que se relacionassem à cultura afro-brasileira, assim como os debates com profissionais renomados que objetivam o estímulo à reflexão sobre o papel do negro na sociedade, particularmente no cinema brasileiro.


As questões do preconceito e as barreiras a serem vencidas também são temas que sempre estiveram na pauta das discussões culturais da sociedade gramadense e de seus visitantes.

Na colonização de Gramado, contribuíram fortemente o trabalho do povo alemão e italiano, e também um número considerável da população de origem portuguesa e um pequeno número de afro-descendentes.


A sociedade gramadense é brindada todos os anos com atividades que buscam homenagear seu povo formador através de eventos relacionados à cultura italiana e alemã, que são importantes para o desenvolvimento social e econômico da nossa comunidade, entretanto percebe-se que a contribuição do afro-descendente ficou de fora, desprestigiada por uma cultura nacional de exclusão.


A comunidade gramadense, representada pelo Centro Municipal de Cultura, pela Secretaria de Educação, e, neste ano, pela Subsecretaria de Cultura, amparada pela Lei 10.639, elaborou diversos projetos que objetivaram colocar ainda mais a questão afro em evidência nos acontecimentos do município, os quais privilegiaram principalmente a interatividade entre as etnias e o crescimento comum.


Dentre eles destacam-se as apresentações de Capoeira, o Projeto Hip Hop, o qual engloba Dança de Rua, assim como palestras, debates, exposições artísticas, oficinas, mostras de cinema, entre outros.


Todos esses projetos são levados à comunidade, para as escolas, para as associações de moradores, para os centros culturais presentes nos bairros, sendo que a comunidade participa ativamente. É neste espírito que em 2007 se criou a primeira Semana Afro-Cultural, engajando o espírito de unidade que continua a ser praticado em nosso município.


Uma programação intensa foi feita integrando as mais variadas manifestações culturais e pedagógicas, ou seja, está-se proporcionando condições para a integração das etnias. A partir daí, realizou-se em 2008, a segunda Semana Afro-Cultural como programação igualmente intensa e com a participação de diversos segmentos da comunidade.


A celebração em forma de Semana Cultural agrega vários benefícios para comunidade gramadense. Ela possibilita um reavivar das verdadeiras raízes culturais do negro brasileiro, que através das demonstrações artísticas e do desenvolvimento cultural afro-brasileiro trazem para a sociedade brasileira as possibilidades de reparação histórica.


Os eventos culturais vêm a preencher as lacunas deixadas pelos processos históricos tradicionalmente excludentes, que precisam ser confrontados e desarticulados. E são essas manifestações culturais que permitem abrir os caminhos para o encontro das etnias, principalmente na nossa comunidade.


Agora em 2009, realizar-se-á a Terceira Semana Afro-Cultural com o mesmo intuito: promover as condições que continuem levando à reflexão, ao debate, ao conhecimento e à interatividade.
Semana Afro-cultural - De 16 a 21 de novembro de 2009 no Centro Municipal de Cultura e escolas de Gramado.
PARTICIPE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário