Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PARABÉNS GRAMADO - 96 ANOS OFICIAIS DO NOME "GRAMADO"

Quadro que retrata o Coronel Diniz encontra-se no hall da Prefeitura Municipal de Gramado




Texto e Pesquisa: Professora Marília Daros


*** (Arquivo Histórico Particular Hugo Daros) ***



Dezessete de Janeiro.

Esta data foi o início oficial do POVOADO DE GRAMADO, quando, pelo Ato Municipal 139, assinado pelo Cel. Diniz Martins Rangel, Intendente de Taquara do Mundo Novo, nossa terra mãe, "o lugar denominado GRAMADO, passa a incorporar o Quinto Distrito, sendo sua sede e onde residirão as autoridades.

"Na realidade, este ato municipal foi que anexou a área do centro de Gramado até os limites com hoje 3 Coroas, ao então Quinto Distrito de Taquara, que tinha sua sede em Linha Nova, hoje zona colonial de Gramado.Pensando bem, foi a ação político-administrativa que gerou nosso município".

Esquecer desta data, representa, esquecer o nosso real nascimento como o futuro município de Gramado que foi ser oficializado em 1954.Este ato foi trabalhado com afinco pelos nosso homens públicos da época, liderados pelo Major José Nicoletti Filho e do Partido Republicano do distrito.

A prova disto está no quadro, retrato do Coronel Diniz, que se encontra no hall da Prefeitura de Gramado, doado pelos adeptos do Partido Republicano em dezembro de 1912, para acompanhar o sonho de nossa comunidade em formação.

Se você não valorizar esta data, estará desvalorizando sua história municipal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário