Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

sexta-feira, 26 de março de 2010

Gramado respresentada na Conferência Nacional de Cultura

Após a realização da Conferência Municipal de Cultura de Gramado, da eleição dos delegados municipais e da extraordinária participação na Conferência Estadual de Cultura, a cidade de Gramado, que teve o Sr. Paulo Pontes eleito no nível estadual da conferência, esteve representada na Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília.

Paulo Pontes, que atua com agente de ações culturais comunitárias de inclusão social na Subsecretaria de Cultura de Gramado, foi um dos representantes do Estado e um dos delgados conferencionistas que participaram do encontro, que ocorreu de 11 a 14 de março no Distrito Federal e que teve como objetivo discutir e votar politicas públicas pertinentes á todos os segmentos da cultura.

Na ocasião foram traçadas estratégias prioritárias por meio de debates que culminaram em propostas que garantem e asseguram a participação institucionalizada em todas as instâncias do Sistema Nacional de Cultura.











Segundo Paulo, "precisamos fomentar, ampliar e consolidar através de recursos orçamentários, programas sócio culturais que preservem e valorizem a cultura do povo brasileiro."





















O delegado da cultura de Gramado ainda destaca que "temos que transformar a cultura em política de estado, fortalecendo sua diversidade, sua transversalidade e valorizando a cidadania, só assim concretizaremos e qualificaremos as relações sociais num resultado positivo de redução da violência. Hoje a cultura é uma prioridade e um direito da nação brasileira".

O Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, elogiou a atuação de Paulo Pontes e falou sobre a importância da Conferência Nacional de Cultura. "Me parece que está ocorrendo uma revolução silenciosa nas entranhas da sociedade brasileira. A cada dia que passa, os poderes constituídos e a sociedade civil estão percebendo a importância da Cultura no desenvolvimento social e econômico de suas cidades, estados e país. Estão se dando conta que a Cultura e a Educação são alicerces sólidos para a construção de uma democracia verdadeira, calçada em valores imprescindíveis, e que resultará em uma sociedade mais justa, igualitária e plural".

O subsecretário de Cultura continua com sua análise: "A realização das conferências municipais, estaduais e nacional serviram para viabilizar a participação popular e da classe artística na construção de políticas públicas e ações que proporcionem o desenvolvimento de todos os segmentos artísticos em todos os níveis sociais. Gramado realizou a sua conferência com a representatividade de todas as áreas da Cultura local, elegeu delegados e, juntamente com os demais municípios da AMSERRA, promoveu uma verdadeira revolução na Conferência Estadual. O fato de termos atuado de forma incisiva e liderando esse movimento pela diversidade cultural e regional na etapa estadual nos deu credibilidade e ainda mais vontade de fazer parte desse processo de construção de uma nova realidade cultural e social para o nosso país."
A Subsecretaria de Cultura agradece a todos os seus delegados, suplentes, artistas e ativistas que de alguma forma contribuiram para o sucesso dessa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário