Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Cultura Gramadense - 2010






Um ano de muitas conquistas!

Assim podemos falar da Subsecretaria de Cultura de Gramado, que no dia 31 de março, comemorou seu primeiro aniversárioe quando se lembra também o Dia da Cultura Gramadense.

Para festejar, foi montada uma programação artìstica especial no Teatro Elizabeth Rosenfeld do Centro Municipal de Cultura, que contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino de Gramado.

O evento, que iniciou às 9h, contou com apresentações musicais, capoeira, dança, mostra de cinema infantil, coral, música nativista, apresentação do vídeo institucional da cultura e o lançamento da Comissão dos Amigos da Cultura.

Essa homenagem serà concedida para artistas, ativista, empresas e personalidades que contribuiram para o desenvolvimento cultural de Gramado no ano de 2010 e ainda nao tem data de entrega oficializada.

Fazem parte da Comissão um representante do Poder Público, Paulo Pontes, e representantes da Sociedade Civil Organizada, Maria Helena Acorsi Willrich, Liana Rubenich, Rita Gil, Ubirajara de Moura e Kira Burro, que terão a função de eleger quem serão os homenageados 2009 / 2010 de cada segmento voltado à cultura, que ao totalizam 27 categorias.

"Agradeço a toda a equipe que trabalha para que a arte seja reconhecida. Hoje a Cultura está em festa, pois é o nosso dia; é dia de reverenciar a arte local, e, principalmente, o artista gramadense " - destacou o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci.

















A Secretária de Educação, Maria Elizabete Moschen, destacou a importância da participação das escolas gramadenses no evento. "As escolas são pólos difusores de conhecimento e de cultura, que é um bem adquirido, um bem democrático e, que a nós educadores, cabe dar a nossas crianças o acesso, viabilizando e resgatando ao saberes locais, regionais e nacionais".

A programação especial em comemoraçao ao Dia da Cultura Gramadense contou ainda com as exposições "Pintando a Nossa História" - com obras de artistas plàsticos gramadenses que retratam locais, fatos e paisagens històricas da nossa cidade - "Exposiçao do Artesanato Gramadense", com peças artesanais em ceramica, madeira, tecido, entre outras técnicas - e o "Olhares de Gramado" - exposicao de fotografias vencedoras do concurso promovido no ano passado pela Subsecretaria de Cultura.



















A Biblioteca Municipal Cyro Martins realizou programacao especial voltada aos escritores gramadenses e o Centro Municipal de Cultura apresentou uma exposicao de pintura em tela.

A partir de abril a Comissao começa a discutir sobre os indicados ao Premio Amigos da Arte e a Subsecretaria de Cultura enviarà projeto de lei para a Camara de Vereadores para a oficializaçao da data 31 de abril como Dia da Cultura Gramadense.



Em breve serao divulgados local, horàrio e data da entrega das homenagens aos artistas e apoiadores da cultura da nossa cidade.

Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário