Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quarta-feira, 5 de maio de 2010

CULTURA NA FESTA DA COLÔNIA 2010























A festa da Colônia é o evento mais autêntico de Gramado, pois contempla as expressões culturais provenientes das etnias alemã, italiana e portuguesa, formadoras da identidade cultural gramadense.

Foram imigrantes dessas etnias que desbravaram essa terra, aqui se estabeleceram e construiram um pedaço do paraíso no coração da Serra Gaúcha. Moldaram uma cidade linda, próspera e progressista, que desde os primórdios não aceitava ser apenas coadjuvante. Uma cidade incomparável, repleta de belezas naturais e habitada por um povo hospitaleiro, trabalhador e que sabe valorizar as suas origens.

Que tem orgulho da sua descendência rural e faz questão de mostrar suas raízes à todos as pessoas que nos visitam.

E a festa da Colônia reproduz todo esse orgulho e essa diversidade cultural maravilhosamente bem.
É durante a Festa que todas as etnias transformam-se em um povo único, diferente, plural, que faz de Gramado uma cidade exclusiva e culturalmente rica.

Em 2010 a Comissão Organizadora do evento decidiu almpliar o espaço físico, que estava deficiente no antigo local, a Praça das Comunicações, e transferiu a maior parte das atrações para o entorno do lago Joaquina Rita Bier, formando um belo cenário que serviu de palco para que os colonos podessem apresentar seus produtos, sua dança, sua música, sua alegria e seus costumes.

A Subsecretaria de Cultura, desde o ano passado, realiza em parceria com a Festa da Colônia o projeto "Abrindo o Baú", que é composto por uma série de entrevistas realizadas com moradores de localidades rurais gramadenses que contam a história de suas vidas aos alunos das escolas locais, traçam paralelos entre o passado, o presente e o futuro e instigam comparativos entre o ontem e o hoje, proporcionando o resgate da memória oral do nosso município.

















Tanto os colonos entrevistados como as crianças participantes, se emocionaram com as entrevistas realizadas e aprovaram o evento como forma da manutenção da nossa história e a perpetuação das nossas origens.

Em 2010 o evento aconteceu na Praça das Comunicações durante a Festa da Colônia, e foi grande sucesso de público, encantando à todos os presentes.

















A experiência é muita rica uma vez que as pessoas de maior vivência tem sempre histórias belas, tristes, e em muitas vezes cômicas para contar.
Todas as quintas e sextas-feiras, durante o período da festa, pessoas com mais de 70 anos contaram ao público que é formado por alunos das escolas do município, suas histórias de vida em Gramado.

"Esse intercâmbio cultural, que une os jovens do nosso município com moradores antigos de Gramado vem acrescentar conhecimento à comunidade. É bom que saibamos das nossas origens e conheçamos as pessoas que tanto fizeram para que hoje estivéssemos aqui", destaca o subsecretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci.

As histórias apresentadas na 20ª Festa da Colônia de Gramado giraram em torno do âmbito rural, como as moradias, escolas e educação da zona colonial do município, que guarda tão bem as suas origens. Zulmira Foss, da Linha Bonita; Antônio Benetti, da Linha Nova; Paulina Branchini, da Linha Pedras Brancas; contaram suas história em 2010.

Além do Projeto Abrindo o Baú, a Subsecretaria de Cultura apresentou um novo projeto nessa edição da Festa da Colônia: trata-se do "Cozinha da Nonna", também realizada na Praça das Comunicações e voltado aos alunos das escolas de Gramado.










A cozinha da Nonna tem por objetivo o resgate histórico das receitas típicas das colônias gramadenses, quando as crianças literalmente "colocam a mão na massa" e participam da confecção das deliciosas iguarias produzidas no meio rural da Região, oriundas de antigas receitas das etnias italiana, alemã e portuguesa, formadoras da nossa identidade cultural.

Esse projeto já na primeira edição foi um sucesso absoluto e já está integrado à programação oficial da Festa da Colônia. O patrocinador do evento, a Famastil, confeccionou aventais personalizados e um livreto de receitas típicas para serem distribuídos entre os participantes dos projetos.










Nona significa avó em italiano, e ninguém melhor indicado que a avó para ensinar crianças a cozinhar, afinal é sempre ela que faz aqueles pratos tão especiais, que a gente nunca esquece.

O projeto “Cozinha da Nona” que aconteceu todas as quintas e sextas-feiras, na Praça das Comunicações e consistiu exatamente nisso: ensinar a culinária dos colonizadores do município às crianças.

Quitutes como grostoli (cueca virada), bolinho de batata, biscoitos, amendoim doce foram feitos pelas crianças que, animadas, desenvolvem os pratos,.

O projeto é coordenado pela professora Denise Foss, da Subsecretaria de Cultura de Gramado.

Quem ensina a gastronomia às crianças são as legítimas nonas gramadenses. "Convidamos algumas senhoras do nosso interior, que prontamente aceitaram o convite, acreditando na importância dessa iniciativa” - destacou a coordenadora.










Para completar a programação voltada às escolas gramadenses, a festa da Colônia criou uma nova atração para a criançada: um teatro de marionetes, desenvolvido pelo Grupo Caixa de Elefante, que contava estórias da nossa colônia através de bonecos, abrilhantando ainda mais a programação cultural oferecida.










Além dos dois projetos desenvolvidos pela Subsecretaria de Cultura, a Festa da Colônia esteve repleta de atrações artísticas que representaram as manifestações culturais típicas das etnias formadoras de Gramado. O espetáculo "Origens", que conta a história do povoamento de Gramado, teve em seu elenco atores, atrizes, músicos, dançarinas e equipe técnica da região, e a direção artística à cargo de Rodrigo Cadorin.










Em comemoração aos 20 anos do evento, foi criado um novo espetáculo, intitulado "Vivências - várias etnias, um só povo", que retratou de maneira cômica a relação entre imigrantes italianos, alemães e italianos nos primórdios da ocupação e desenvolvimento de Gramado. A estória (ou ,de certa forma, história) foi narrada por um personagem que representava um dos mais importantes políticos que a cidade já teve, o Major Nicoletti Filho, que foi o primeiro intendente de Gramado.










Na última apresentação do espetáculo "Vivências", o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, acompanhou a família do Major Nicoletti, composta por netos e bisnetos, na exibição da encenação teatral. Os familiares se emocionaram com a referência ao major, elogiaram a iniciativa da Festa da Colônia e sairam satisfeitos com o que viram, lembrando que a família foi parceira da Prefeitura de Gramado na aquisição da antiga residência do Major para transformá-la em um Museu-Casa que contará a história desse que foi talvez o mais importante personagem no desenvolvimento da cidade.

Outra atração da Festa da Colônia que emocionou o público presente foi o tradicional Desfile das Carretas, que conta através de cada um dos carros de bois um pouco da história da imigração européia no Sul do Brasil, retratando aspectos culturais como gastronomia, vestimentas, folclore, arte, esporte, entre outros.











A subsecretaria aproveita para prestar homenagem à todas as bandinhas típicas, grupos de dança e folclore, teatreiros, dançarinas, músicos, equipes técnicas, Comissão Organizadora, colonos e todos aqueles que participaram de forma brilhante de mais uma edição da festa mais querida de Gramado, a Festa da Colônia.











À todos vocês, o nosso muito obrigado, por auxiliarem na manutenção das nossa origens, da nossa cultura, das nossa raízes!!!!!


E até a próxima Festa da Colônia!

















































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário