Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 7 de junho de 2010

INICIOU O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DE EDUCADORES DE MÚSICA PARA ATUAREM NAS ESCOLAS GRAMADENSES
























Foi realizado, no sábado (22/05) o primeiro módulo do curso "Educação Musical: legislação, pesquisa e projetos em desenvolvimento", na Casa da Juventude - sede da Associação Cultural Gramado.

A ação é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Gramado, através da Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria de Cultura e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como parte do programa "Gramado Educação de Qualidade Para Todos", que proporcionará diversos cursos aos professores que atuam na rede pública de ensino.









O curso foi planejado por Renita Klusener e Jusanara Vieira de Souza com o objetivo de qualificar professores para que as instituições de ensino possam cumprir a lei 11.769/08, que prevê a implantação de atividade musical nas escolas.

O curso piloto está sendo implantado em Gramado com 6 módulos didáticos, prevendo atividades lúdicas e teóricas que abrangem todos os estilos musicais e suas épocas, isto é, haverá execução musical através da voz e instrumentos; paródias e improvisação; reflexão e interdisciplinaridade através da música.

Conforme Renita "o curso de 80 horas será uma segurança para os orientadores e, além disso, estamos produzindo publicações e materiais específicos para auxiliar o professor".

O primeiro módulo, que teve a participação de 65 professoras do Ensino Fundamental e Educação Infantil da rede municipal de ensino e também contou com a participação de profissionais da música, Anges Schmeling e Adriana Bozzetto.


















"Por força da lei, as escolas receberão apoio e recursos. A ideia é vitalizar o ensino, ressocializar o cidadão, formar platéias e vislumbrar a profissionalização", explica Jusanara Vieira de Souza.

Na cidade de Gramado, a coordenação do curso é Jurema Cicarolli.

Para o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci "a ação demonstra o interesse do poder público gramadense em qualificar ainda mais o ensino na rede pública de ensino, além de se antecipar à obrigatoriedade do ensino da música nas escolas, cujo prazo final de implantação é em 2012. Mas não adianta apenas cumprirmos o que a lei determina, precisamos qualificar nossos arte-educadores para que possam desenvolver a música nas escolas e para que hajam não apenas momentos recreativos e ocupacionais, mas que ocorra também a aplicação de técnicas pedagógicas específicas que servirão para a formação de novos músicos e novas platéias para a arte gramadense".


Nenhum comentário:

Postar um comentário