Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

sexta-feira, 30 de julho de 2010

ASSOCIAÇÃO CULTURAL GRAMADO COMPLETA 45 ANOS DE ATIVIDADES VOLTADAS AO FOMENTO DA CULTURA ALEMÃ


Uma das fortalezas da cultura alemã está completando 45 anos de fundação em 2010.
Trata-se da Associação Cultural Gramado (ACG), entidade idealizada e construída pela Federação dos Centros Culturais 25 de Julho, instituição que cultiva os costumes, a língua e a cultura alemã no Brasil.
A sua sede em Gramado é a Casa da Juventude, situada em frente ao Lago Negro.

Ao longo dessas quatro décadas de fomento à cultura alemã no município, estado e país, a ACG promoveu encontros, simpósios, cursos, seminários e apresentações artísticas que incentivam a pesquisa e o aperfeiçoamento da cultura.

Essa missão tem sido cumprida pelos departamentos de Danças Folclóricas, Música e Idiomas, além da Escola de Eduação Infantil 25 de Julho. Desde de 2008, a ACG tornou-se a sede latinoamericana da Associação Alemã de Danças Folclóricas - Deutsche Gesellschaft Für Volkstanz.


Após 45 anos de funcionamento ininterrupto, a ACG chegou ao auge da sua capacidade física e tecnológica para abrigar todos os departamentos e projetos a que se propõe. Por isso, surgiu o projeto de preservação do Patrimônio Cultural da ACG, que prevê a ampliação e modernização da Casa da Juventude.
O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.
Com essa ampliação, a associação pretende se tornar um pólo cultural de referência, continuando a contribuir com a multiplicação dos facilitadores culturais, como coordenadores de grupos folclóricos, professores de música, preparadores vocais, musicistas, regentes, atores, dançarinos, entre outros.


Conforme o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, "a história da ACG é riquíssima e muito bela, e sua atuação em nosso município tem sido fundamental para a manutenção e o desenvolvimento da cultura alemã junto à nossa comunidade. E a atuação da ACG é ainda mais ampla e abrangente, tornou-se sede latinoamericana de uma renomada entidade que desenvolve projetos culturais voltados à cultura alemã, possui uma conceituada escola de educação infantil e as ações que desenvolveu ao longo desses 45 anos tem sido impresindíveis para o fortalecimento da diversidade cultural e a manutenção das nossas origens, costumes, manifestações artísticas, enfim, da nossa identidade cultural gramadense. Os agentes culturais do município têm muito à agradecer aos colaboradores da ACG por todo seu empenho de décadas de trabalhos voltados ao fortalecimento da cultura germânica em Gramado. Um grande abraço cultural à todos que fizeram e fazem parte dessa bonita história, em especial à Família Kleine, que por várias gerações lidera esse processo de valorização das nossas raízes culturais".


Atualmente, a 3ª geração da Família Kleine atua na ACG. Gerhard e Ruth Kleine sucederem os pais (Theo e Marie-Agnes Kleine) no comando da instituição e hoje são representados no comando da entidade através de seu filho Dieter e sua nora Denise, coordenadores do Departamento de Danças Folclóricas.


O departamento de Danças Folclóricas da ACG conta atualmente com 210 grupos filiados e realiza anualmente três cursos para os coordenadores dos grupos folclóricos. São cursos de atualização e qualificação que visam o aperfeiçoamento dos líderes dos grupos de todo o país.

O Acervo do departamento soma mais de 3 mil danças que envolvem, além da cultura alemã, manifestações de outras etnias.


O Departamento de Música é outra área bastante valorizada na Associação Cultural Gramado. A coordenação é da maestrina Liana Rübenich, que iniciou com a organização de cursos de música dirigidos a professores que trabalham com crianças e adultos, cursos elementares para regentes de corais e o canto nos cursos de danças folclóricas. O departamento possui acervo com mais de 7 mil partituras de música coral e o mesmo número de partituras para música instrumental.

E para aperfeiçoar e proporcionar um estudo mais aprofundado de idiomas, a ACG criou um departamento específico, que busca promover cursos e seminários, apoiado por institutos de formação de professores de línguas. Além das atividades semestrais, promove, anualmente, curso de aperfeiçoamento em língua alemã para jovens e adolescentes.



Confira a programação especial de aniversário de 45 anos da ACG:

18/08 - Homenagem aos pais
28/08 - Programação Cultural - Orquestra Jovem de Ivoti
03/09 - Encontro de ex-alunos das décadas de 70 e 80
25/09 - Programação Cultural
01/10 - Encontro de ex-alunos da década de 90
04/10 à 08/10 - Semana da Criança
27/11 - Programação Cultural - Concerto do Advento
08/12 - Formatura da Escola de Educação Infantil 25 de Julho

Parabéns à Associação Cultural Gramado pelo seu aniversário de 45 anos!
A Cultura Gramadense demonstra toda a sua gratidão e reconhecimento à todos aqueles que lutam pela preservação da nossa identidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário