Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ESTAÇÃO GRAMADO 2010 - ARTE, CULTURA E LAZER NO INVERNO GRAMADENSE

O Gerente de ações socioculturais da Subsecretaria de Cultura de Gramado e poeta Paulo Pontes definiu em versos o olhar dos gramadenses sobre a Estação Gramado, evento promovido pelo Grupo RBS e que ajuda a fazer o inverno de Gramado ser o mais quente do Brasil:


Estação de versos
Uma estação repousa…
debruçada no inverno do lago
Por vezes tímida…
se espreguiça…
se alongando na relva faceira
O sol maroto…
alicia sorrisos bem vindos…
fartos momentos amarrotados de lazer
E um nítido tempo…
traja os passos de idas e vindas.
A distinta estação de inverno…
emerge através de janelas embaçadas
Envolvida num manto de folguedos…
a natureza borda uma luz cultural
Num fervor coletivo…
atrelam-se encontros e despedidas
A fertilidade da arte gerencia…
o trem do inverno serrano
e inserida no túnel dos olhos…
a beleza se solta na névoa.
Toda a estação…
mobiliza a emoção
Turistas que vão e que vem…
flertando o suspiro do inverno
As paredes do momento…
colam lembranças na alma
Flores vestidas de campo…
perambulam entre pessoas na
avenida Gramado.
Por Paulo Pontes

Confira abaixo a Programação do Estação Gramado 2010. E não esqueça de prestigiar:

--> A FEIRA DO ARTESANATO GRAMADENSE, com a participação de 40 artesãos locais comercializando produtos em vime, madeira, cerâmica, tecido, metal e outros materiais, apresentados em produtos autênticos e confeccionados manualmente. A Feira do Artesanato Gramadense funciona de todos os dias, até o dia 01/08, no Lago Joaquina Rita Bier. Conheça e prestigie o Artesanato de Gramado!




--> Os MÚSICOS GRAMADENSES: Pedrão MPB (voz e violão), Roger Coicev (saxofone e flauta), Birão Moura (voz e violão), Allan John Lino (violino), Xiru Serrano (voz, gaita e guitarrita campeira), Gabriel Boelter (saxofone), Luciano Velho (voz e violão), Luciano Gomes (voz, violão e flauta), Jorge Conceição (voz e violão), Luiz Cavali (voz e violão), aos finais de semana (sábados e domingos) no Palácio dos Festivais e Lago Negro;




--> O ESPAÇO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE GRAMADO, localizado defronte ao novo Centro Municipal de Cultura de Gramado (antigo Parque Hotel), integrado ao complexo montado pela Estação Gramado no Lago Joaquina Rita Bier, onde 40 artistas plásticos de Gramado pintam suas obras ao vivo e comercializam quadros e esculturas. O espaço fica aberto todos os dias, das 11h às 17h, com demonstrações ao vivo aos sábados e domingos;




--> A VILA DO ARTESANATO GRAMADENSE, localizada ao lado do Lago Negro, com comercialização de produtos artesanais confeccionados com vários materiais e técnicas diversas, produzidos pelos artesãos da Associação Elisabeth Rosenfeld. Aberto todos os dias, exceto às terças-feiras;


--> As BANDAS LOCAIS: Jack Blue Band, Dr. Adão, Os Raulistas, The Presley's, Black Sambah, Capim Guiné, Trilogia e Loving Alien, que se apresentarão aos domingos no palco montado junto ao Lago Joaquina Rita Bier, mostrando aos visitantes e comunidade gramadense a força da música local, com bandas extremamente qualificadas e com personalidade, que, além de apresentarem covers de músicas nacionais e internacionais, já possuem composições prórpias em seus repertórios. Todas elas estão engajadas no Movimento Rock contra o Crack, promovido pela Subsecretaria de Cultura de Gramado. As apresentações das bandas locais ocorrem sempre às 15h, até o dia 01/08, quando encerra o evento Estação Gramado 2010;


--> Os CORAIS E GRUPOS VOCAIS GRAMADENSES, como o Grupo Bocalis, o Coral Cosi Cantavo Nostri Noni e o Coral do Circolo Trentino, que se apresentam aos domingos no Palácio dos Festivais, às 14h, proporcionando ao público uma bela amostra da cultura local, em especial da imigração italiana, trazendo as nossas raízes coloniais para o coração cosmopolita de Gramado;

 --> Os TEATREIROS GRAMADENSES comandados por Lisiane Berti, que realizam intervenções teatrais todos os sábados, por volta das 15h, no trajeto entre a Rua Coberta e o Lago Joaquina Rita Bier. Os clowns (palhaços e personagens cômicos) interagem com muito humor com turistas e gramadenses, e são alunos da Professora Lisi, conhecida na cidade por seus grupos teatrais, pela organização do Festival de Esquetes Escolares e por ser grande incentivadora do Teatro Gramadense.

--> A BANCA DOS ESCRITORES GRAMADENSES na 14ª Feira do Livro de Gramado, que acontece até o dia 18 de julho na Rua Coberta e Praça Major Nicoletti. Na banca, coordenada pelos escritores Roberto Bordin, Roberto Jumg e Nina Carmelina, o visitante encontrará diversos títulos lançados por escritores gramadenses, como Vera Fish, Celso Moreira Borges, Marilia Daros, Gilnei Casagrande, Roberto Jung, Roberto Bordin, Altivo Becker, Gilberto Dreschler, Iraci Casagrande Koppe,Rocky Gadelha, Patrícia Viale, Carmem Reis, Nelson Broering, Geremias Moeller, entre outros. Para quem gosta de literatura, é parada obrigatória!!!




--> PASSEIO PELA HISTÓRIA DE GRAMADO: Não é todo dia que se pode rodar a cidade a bordo de uma Ramona Jardineira, ano 1929, com carroceria original de época e velocidade máxima de 60km/h. Bem, se você estiver em Gramado neste inverno, é possível fazer essa viagem no tempo todos os dias, com a vantagem de conhecer melhor a história da cidade durante o trajeto. O passeio ocorre diariamente, às 11h e às 15h, com saída da Praça das Comunicações.


 AGENDE-SE PARA CURTIR A PROGRAMAÇÃO DA ESTAÇÃO GRAMADO 2010 - DICAS DE CULTURA E LAZER:






-> Sítio da Família Sperry – Quem gosta de natureza e qualidade de vida não pode deixar de fazer esse passeio. Tem saída no Lago Joaquina Rita Bier, às 14h e é gratuito.

-> Pista de patinação – Para quem quiser se aventurar na pista de patinação de gelo, pode10h às 22h. está localizada no Lago Joaquina Rita Bier.

-> Arena Kids – Um espaço especial para as crianças se divertirem. Diariamente, das 10h às 19h, no Lago Joaquina Rita Bier.






 -> Estação Fumacinha – Diariamente, serão distribuídas 20 cortesias para o passeio. Duração de uma hora e dez minutos. Saída do Palácio dos Festivais.



 -> Pedalinho – Para aproveitar o clima tranqüilo da embaixada no Lago Negro, os visitantes podem fazer passeios de pedalinho, das 10h às 17h. O passeio de 20 minutos custa R$ 15.



 -> Jardineira - Faz um tour pelos principais pontos turísticos de Gramado a bordo de uma Ramona Jardineira. Parada no Museu Rodeio Velho. Cada passeio tem capacidade para nove pessoas. Diariamente, às 11h e 15h. Duração de 30 minutos.Saída da Praça das Comunicações.

-> Museu do Automóvel - Saídas às quartas-feiras, às 15h, no Lago Joaquina Rita Bier. Com um carro personalizado, o passeio gratuito faz ainda uma parada no Museu de Cera. Limite de inscritos: 12 pessoas por passeio.
  
 -> Cinema - Sessões serão realizadas diariamente, às 20h30min, no Palácio dos Festivais.

-> Carrossel – Diariamente das 10h às 19h, no Lago Joaquina Rita Bier.

-> Roda Gigante - Diariamente das 10h às 19h, no Lago Joaquina Rita Bier.

-> Trenzinho: Diariamente das 10h às 19h, no Lago Joaquina Rita Bier.

-> Passeios de Pedalinho – Diariamente das 10h às 17h, no Lago Negro. O passeio de 20 minutos custa R$ 15.

-> Passeios de bicicleta - Aos sábados, às 10h, no Lago Negro, o público poderá dar uma volta pela cidade aproveitando as bicicletas disponíveis para empréstimo na embaixada. O tour tem duração de uma hora. É necessário apresentar o documento de identidade.

-> Caminhadas guiadas - Domingos, às 10h30min, no Lago Negro. Durante uma hora, os participantes percorrerão pontos turísticos da cidade. Antes das saídas, os interessados poderão fazer alongamento e outros exercícios de aquecimento.

-> Espaço GNT - De sexta a domingo, das 10h às 19h, no Lago Joaquina Rita Bier. Uma equipe com dois massagistas atenderá ao público com massagem relaxante e shiatsu/alongamento. As massagens têm duração média de 15 minutos.
 -> Workshop de Cucas - Em parceria com a Emater, os interessados aprenderão o passo a passo da receita. Quintas-feiras, às 15h, na Praça das Comunicações. Serão 15 vagas por dia. As inscrições estarão abertas até uma hora antes do curso.
  
-> Workshop de Fondue - Aprenda a receita e quais acompanhamentos e sabores mais indicados para a produção de um saboroso fondue. Nos dias 17, 18, 24 e 25 de julho, às 15h, na Praça das Comunicações. Serão 15 vagas por dia. Inscrições estarão abertas até uma hora antes do curso.

-> Casa do Colono – Venda de produtos coloniais de Gramado. Aberta diariamente das 8h às 19h, na Praça das Comunicações.

 -> Workshop Vinhos – As vinícolas Don Giovanni, Salton, Geisse e Casa Valduga darão dicas de como reconhecer um bom vinho. Às sextas-feiras, sempre às 17h, na Praça das Comunicações. Serão 15 vagas por dia. Inscrições estarão abertas até uma hora antes do curso.

-> Passeio Orientado às Vinícolas - Sextas-feiras, às 8h. Visita às vinícolas Salton (9/7), Don Giovanni (16/7), Casa Valduga (23/7) e Geisse (30/7). Saída no Lago Joaquina Rita Bier.

-> Empréstimo de MP4 Player - Diariamente, no Lago Joaquina Rita Bier e Lago Negro.



-> Shows - Sons de diversos estilos embalarão o público no Lago Joaquina Rita Bier:

Roda Viva: 3 de julho, às 16h;
Papas da Língua: 10 de julho, às 16h;
Claus e Vanessa: 17 de julho, às 16h;
Tributo a Tim Maia: 24 de julho, às 16h;
Jack Blue Band: 31 de julho, às 16h;

-> Calhambeque para a Aldeia do Papai Noel - passeio com saídas aos domingos, às 16h, no Lago Joaquina Rita Bier. Limite de inscritos: 3 pessoas por passeio.

-> Visita orientada ao Vale da Ferradura/Estação Verde - Todas as quintas-feiras, às 14h, com saídas no Lago Joaquina Rita Bier.

-> Roteiros orientados aos Aparados da Serra - Todas as quartas-feiras, às 8h, com saída do Lago Joaquina Rita Bier. Limite de 15 passageiros por roteiro.


-> Zoológico - Roteiro com saída às terças-feiras, às 10h. A visita tem duração aproximada de duas horas, e é acompanhado por um guia. Limite de inscritos: 15 pessoas por passeio.

-> Alpen Park - Passeio com cerca de duas horas. Às quintas e sábados, às 11h, no Lago Joaquina Rita Bier.



 MÚSICOS GRAMADENSES NA ESTAÇÃO GRAMADO:

LOCAL: PALÁCIO DOS FESTIVAIS


03/07/10
SÁBADO 15h 
Pedrão MPB

04/07/10
DOMINGO 14h 
Coral Bocalis

10/07/10
SÁBADO 15h 
Xiru Serrano

11/07/10
DOMINGO 14h 
Black Sambah Acústico

17/07/10
SÁBADO 15h 
Jorge Conceição

18/07/10
DOMINGO 14h 
Coral Circolo Trentino

24/07/10
SÁBADO 15h
Luiz Cavalli

25/07/10
DOMINGO 14h 
Coral Cosi Cantavo Nostri Noni

31/07/10
SÁBADO 15h 
Luciano Velho

01/08/10
DOMINGO 14h 
Allan John Lino



LOCAL: LAGO NEGRO

03/07/10
SÁBADO 12h 
Gabriel Boelter

04/07/10
DOMINGO 12h 
Luciano Velho

10/07/10
SÁBADO 12h 
Alan John Lino

11/07/10
DOMINGO 12h 
Luciano Gomes

17/07/10
SÁBADO 12h  
Trilogia

18/07/10
DOMINGO 12h  
Roger Coicev

24/07/10
SÁBADO 12h 
Gabriel Boelter

25/07/10
DOMINGO 12h 
Roger Coicev

31/07/10
SÁBADO 12h 
Luciano Gomes

01/08/10
DOMINGO 15h  
Capim Guiné Acústico



LOCAL: LAGO JOAQUINA RITA BIER (PARQUE HOTEL)
 
04/07/10
DOMINGO 15h 
Jack Blue Band

11/07/10
DOMINGO 15h 
Os Raulistas

18/07/10
DOMINGO 15h 
Dr. Adão

25/07/10
DOMINGO 15h 
Loving Alien

01/08/10
DOMINGO 15h 
The Presley's
 -----> MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: www.estacaogramado.com.br <------


Um comentário: