Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 17 de agosto de 2010

FÓRUM DE POLÍTICAS CULTURAIS DURANTE O FESTIVAL DE CINEMA TEVE GRANDE PÚBLICO E ÓTIMAS DISCUSSÕES

 O Presidente do Festival de Cinema de Gramado, Alemir Coletto, o Secretário de Estado da Cultura, César Prestes, e o Subsecretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci, participaram do Encontro de Secretários Municipais de Cultura na ExpoGramado

Aconteceu no dia 09 de agosto, no Auditório do centro de Eventos ExpoGramado, o I Encontro de Secretários Municipais de Cultura, que contou com a presença de dirigentes culturais de diversos municípios graúchos, além do Subsecretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci, do Prefeito Nestor Tissot, do Presidente do Festival de Cinema Alemir Coletto e do Secretário de Estado da Cultura, César Prestes.
Estiveram proferindo palestras sobre a Nova Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul o Coordenador da LIC-RS, Fábio Rosenfeld, e sobre o FAC - Fundo de Apoio à Cultura, o colaborador da SEDAC, Rafael Balen.

 Grande número de secretários municipais de cultura prestigiou o I Fórum de Política Cultural promovido pelo Festival de Cinema de Gramado

O encontro oportunizou aos agentes culturais um maior esclarecimento sobre o funcionamento da nova LIC, além de informações mais técnicas sobre a operação do Fundo de Apoio à Cultura. Diversos produtores culturais do estado tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas sobre a confecção de projetos culturais que postulam o incentivo fiscal através da LIC, visto que atualmente apenas 1% dos projetos encaminhados ao Setor de Análise Técnica (SAT) da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) conseguem a aprovação na LIC.

 A Subsecretaria de Cultura de Gramado, a Associação de Cultura e Turismo de Gramado e outros produtores culturais gramadenses participaram do encontro que abordou os novos rumos da Cultura no estado

Para o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, o encontro marcou a retomada da LIC e abriu novos horizontes para a Cultura produzida no Rio Grande do Sul: "Há três anos que a LIC-RS está praticamente estagnada, devido à divergências entre os dois principais operadores culturais do RS, a SEDAC e o Conselho Estadual de Cultura. Com a derrubada da normativa 009/2008, que impedia a análise pelo CEC de centenas de projetos culturais gaúchos, com a alteração da Lei de Incentivo à Cultura e com a efetivação do FAC, a Arte produzida no estado volta à receber o apoio do poder público estadual e com isso se ampliam as possibilidades de financiamento econômico dos projetos culturais, garantindo mais eventos culturais, mais apresentações artísticas, mais projetos socioculturais, mais investimento na economia da Cultura. E isso repercute diretamente no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, gerando renda, emprego, e, principalmente, valorizando os nossos artistas locais".

Rafael Balen, da Secretaria de Estado da Cultura, Daniel Bertolucci, e o palestrante do encontro Fábio Rosenfeld - Coordenador da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul

Esperamos agora que haja de fato a retomada dos investimentos públicos estaduais na área da Cultura, pois, desde 2008, Gramado deixou de captar mais de 12 milhões através da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul, prejudicando eventos como o Natal Luz, o Festival de Cinema, o Gramado Cine Vídeo, a Chocofest, a Festa da Colônia, o Festival de Animação de Gramado, o Acorde Musical, entre outros.
Mérito especial para o Secretário de Estado da Cultura, César Prestes, que não mediu esforços para que o Estado voltasse a desempenhar importante papel no financiamento dos projetos culturais gaúchos. Além da ação do Secretário, a renovação do Conselho Estadual de Cultura, agora sob a presidência de Walter Galvani, também foi fundamental para o término da crise cultural pela qual passada o nosso estado. Somaram-se ao movimento de transformação da LIC a Assembléia Legislativa, em especial o Presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Mano Changes, e centenas de produtores culturais gaúchos, para que as tão sonhadas mudanças fossem efetivadas na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário