Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

domingo, 7 de novembro de 2010

18° GRAMADO CINE VÍDEO INICIA AMANHÃ COM PROGRAMAÇÃO REPLETA DE ATRAÇÕES


O Gramado Cine Vídeo é considerado um dos mais importantes e completos eventos do Audiovisual Brasileiro e nesse ano, pela primeira vez em 18 anos de existência, ocorre desvinculado do Festival de Cinema de Gramado - parceiro desde a primeira edição.

O GCV é um evento plural e democrático que oportuniza a apresentação de produções independentes, universitárias e alternativas, que geralmente não participam do circuito comercial de cinema no país.
O evento tem um grande apelo comunitário, realizando mostras itinerantes em 10 escolas de Gramado e promovendo as Oficinas Comunitárias de Vídeo, quando 70 estudantes gramadenses aprendem todas as etapas da realização de um filme, estimulando a produção audiovisual na cidade e promovendo a sétima arte junto à juventude local, fazendo jus ao fato de Gramado ser considerada "A Terra do Cinema Brasileiro".
Ainda na seção voltada à comunidade, o Gramado Cine Vídeo realiza o Festival do Vídeo Escolar - competição voltada às produções realizadas pelos alunos das escolas locais - quando serão exibidos e premiados os melhores curtas-metragens escolares.

O Festival do Vídeo Brasileiro, principal competição integrante da programação do Gramado Cine Vídeo, exibe e premia as melhores produções universitárias e independentes brasileiras, abrindo uma grande janela de exibição e valorizando as produções audiovisuais alternativas. O Festival do Vídeo Brasileiro acontece na Sala Antônio Casaccia do Centro de Eventos do Serrano Resort, de amanhã até quinta, com a premiação na sexta à noite.


Outra seção bastante prestigiada do Gramado Cine Vídeo é o CINE SOCIAL - Cultura & Inclusão, que terá uma programação repleta de atrações artísticas com temática social, com mostras audiovisuais (Festival de Cinema da Favela), oficinas de Hip Hop (graffitti - dança de rua - DJ - rimas), Favelinha do Social (espaço cultural), encontro com ativistas sociais, shows e intervenções de música, capoeira, hip hop e outras manifestações afro-brasileiras. O Cine Social terá como convidados grandes nomes da cultura de rua brasileira, como Alessandro Buzzo (jornalista), Nitro Di (músico), Luiz Flávio Trampo (grafiteiro), Criolo Doido (músico), Mano Changes (deputado-músico), Mano Oxxy (ativista social), Mark B (raper), Juquinha (b. boy), DJ Anderson e representantes de ONGs.
As maiores atrações são a Batalha de MC's (cantores de rap) e a entrega do Troféu Betinho, que será concedido em 2010 à cineasta Lúcia Murat.



Também contribuindo para a formatação dessa ampla colcha de retalhos cultural que é a programação do Gramado Cine Vídeo, o Cine Ambiental inicia amanhã com duas mostras de animações infantis com temática ambiental, que acontecerão no Gramado Zôo e contarão com a presença de centenas de alunos das escolas de Gramado, que aproveitarão a visita para conhecerem os animais da fauna brasileira.
À tarde ocorrerá o Plantio da Neutralização do Carbono, quando serão plantadas mudas de árvores nativas para minimizar o impacto ambiental ocasionado pela realização do Gramado Cine Vídeo, que foi o primeiro evento carbono zero à ser realizado em Gramado. O ápice do Cine Ambiental é a entrega do Troféu Chico Mendes - que será concedido ao ator Vitor Fasano, responsável por diversos projetos ambientais na Amazônia Brasileira.

Completam a programação diversas oficinas, palestras, mostras audiovisuais, encontros, debates, itinerâncias e festas.



As atividades são inteiramente gratuitas e o credenciamento pode ser realizado no Centro de Eventos do Serrano Resort, local onde ocorre a Feira Cultural e as principais mostras competitivas do evento

Confira as programações completas nos sites:

http://www.gramadocinevideo.com.br/
http://www.cineambiental.com.br/
http://www.cinesocial.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário