Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

sexta-feira, 30 de julho de 2010

ASSOCIAÇÃO CULTURAL GRAMADO COMPLETA 45 ANOS DE ATIVIDADES VOLTADAS AO FOMENTO DA CULTURA ALEMÃ


Uma das fortalezas da cultura alemã está completando 45 anos de fundação em 2010.
Trata-se da Associação Cultural Gramado (ACG), entidade idealizada e construída pela Federação dos Centros Culturais 25 de Julho, instituição que cultiva os costumes, a língua e a cultura alemã no Brasil.
A sua sede em Gramado é a Casa da Juventude, situada em frente ao Lago Negro.

Ao longo dessas quatro décadas de fomento à cultura alemã no município, estado e país, a ACG promoveu encontros, simpósios, cursos, seminários e apresentações artísticas que incentivam a pesquisa e o aperfeiçoamento da cultura.

Essa missão tem sido cumprida pelos departamentos de Danças Folclóricas, Música e Idiomas, além da Escola de Eduação Infantil 25 de Julho. Desde de 2008, a ACG tornou-se a sede latinoamericana da Associação Alemã de Danças Folclóricas - Deutsche Gesellschaft Für Volkstanz.


Após 45 anos de funcionamento ininterrupto, a ACG chegou ao auge da sua capacidade física e tecnológica para abrigar todos os departamentos e projetos a que se propõe. Por isso, surgiu o projeto de preservação do Patrimônio Cultural da ACG, que prevê a ampliação e modernização da Casa da Juventude.
O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.
Com essa ampliação, a associação pretende se tornar um pólo cultural de referência, continuando a contribuir com a multiplicação dos facilitadores culturais, como coordenadores de grupos folclóricos, professores de música, preparadores vocais, musicistas, regentes, atores, dançarinos, entre outros.


Conforme o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, "a história da ACG é riquíssima e muito bela, e sua atuação em nosso município tem sido fundamental para a manutenção e o desenvolvimento da cultura alemã junto à nossa comunidade. E a atuação da ACG é ainda mais ampla e abrangente, tornou-se sede latinoamericana de uma renomada entidade que desenvolve projetos culturais voltados à cultura alemã, possui uma conceituada escola de educação infantil e as ações que desenvolveu ao longo desses 45 anos tem sido impresindíveis para o fortalecimento da diversidade cultural e a manutenção das nossas origens, costumes, manifestações artísticas, enfim, da nossa identidade cultural gramadense. Os agentes culturais do município têm muito à agradecer aos colaboradores da ACG por todo seu empenho de décadas de trabalhos voltados ao fortalecimento da cultura germânica em Gramado. Um grande abraço cultural à todos que fizeram e fazem parte dessa bonita história, em especial à Família Kleine, que por várias gerações lidera esse processo de valorização das nossas raízes culturais".


Atualmente, a 3ª geração da Família Kleine atua na ACG. Gerhard e Ruth Kleine sucederem os pais (Theo e Marie-Agnes Kleine) no comando da instituição e hoje são representados no comando da entidade através de seu filho Dieter e sua nora Denise, coordenadores do Departamento de Danças Folclóricas.


O departamento de Danças Folclóricas da ACG conta atualmente com 210 grupos filiados e realiza anualmente três cursos para os coordenadores dos grupos folclóricos. São cursos de atualização e qualificação que visam o aperfeiçoamento dos líderes dos grupos de todo o país.

O Acervo do departamento soma mais de 3 mil danças que envolvem, além da cultura alemã, manifestações de outras etnias.


O Departamento de Música é outra área bastante valorizada na Associação Cultural Gramado. A coordenação é da maestrina Liana Rübenich, que iniciou com a organização de cursos de música dirigidos a professores que trabalham com crianças e adultos, cursos elementares para regentes de corais e o canto nos cursos de danças folclóricas. O departamento possui acervo com mais de 7 mil partituras de música coral e o mesmo número de partituras para música instrumental.

E para aperfeiçoar e proporcionar um estudo mais aprofundado de idiomas, a ACG criou um departamento específico, que busca promover cursos e seminários, apoiado por institutos de formação de professores de línguas. Além das atividades semestrais, promove, anualmente, curso de aperfeiçoamento em língua alemã para jovens e adolescentes.



Confira a programação especial de aniversário de 45 anos da ACG:

18/08 - Homenagem aos pais
28/08 - Programação Cultural - Orquestra Jovem de Ivoti
03/09 - Encontro de ex-alunos das décadas de 70 e 80
25/09 - Programação Cultural
01/10 - Encontro de ex-alunos da década de 90
04/10 à 08/10 - Semana da Criança
27/11 - Programação Cultural - Concerto do Advento
08/12 - Formatura da Escola de Educação Infantil 25 de Julho

Parabéns à Associação Cultural Gramado pelo seu aniversário de 45 anos!
A Cultura Gramadense demonstra toda a sua gratidão e reconhecimento à todos aqueles que lutam pela preservação da nossa identidade cultural.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

ÚLTIMO FINAL DE SEMANA PARA CURTIR O FESTIVAL DE INVERNO E ESTAÇÃO GRAMADO

O Inverno de 2010 ficará marcado na história de Gramado!

 Não só pelo recorde da ocupação da rede hoteleira, pelo movimento turístico intenso, pela grande geração de renda, emprego e oportunidades, mas, principalmente, pela grande atuação de artistas gramadenses nas programações dos eventos realizados nesse período.


No Estação Gramado, junto ao Lago Joaquina Rita Bier, são dezenas de artesãos gramadenses participando da Feira do Artesanato Gramadense, viabilizando renda e divulgação dos produtos artesanais confeccionados em Gramado.


Em frente ao novo Centro Municipal de Cultura, são dezenas de artistas plásticos expondo suas obras em um espaço exclusivo, montado pela Subsecretaria de Cultura de Gramado, oportunizando a venda e divulgação das artes visuais produzidas na cidade.


E na rua coberta, os artistas plásticos participam do Festival de Inverno confeccionando suas obras ao vivo nos finais de semana, dando ainda mais visibilidade para a Cultura Gramadense.


E os músicos gramadenses, de diversos gêneros, se apresentaram em vários pontos da cidade, como o Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier, Palácio dos Festivais, Coreto da Praça Major Nicoletti, Rua Coberta e treliças da Avenida Borges de Medeiros.


Os escritores gramadenses tiveram a oportunidade de comercializar seus livros e publicações na Feira do Livro de Gramado, durante 17 dias no ponto mais nobre da cidade: a Rua Coberta.

Teatreiros locais participaram de diversas intervenções artísticas no Festival de Inverno, Estação Gramado e Feira do Livro, assim como os contadores de estórias.

Bandas marciais e artistas circenses da cidade participam das Paradas de Inverno, promovidas pelo Festival de Inverno durante 4 sábados de julho.


Como se pode perceber, o inverno foi quente para a Cultura de Gramado. Artistas locais tiveram seu lugar ao sol, encantaram turistas e comunidade local e levaram sua arte e ludicidade para os quatro cantos da cidade.


A Subsecretaria de Cultura sente-se orgulhosa por auxiliar nesse despertar cultural que está ocorrendo em nosso município, onde cada vez mais a Cultura caminha lado à lado com o Turismo rumo ao desenvolvimento social, econômico e cultural de Gramado.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

NOVO CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA - UM ESPAÇO NOBRE E PRIVILEGIADO NO CORAÇÃO DE GRAMADO


A Cultura Gramadense está de casa nova: trata-se do novo Centro Municipal de Cultura de Gramado, que agora ocupa as antigas instalações do Gramado Parque Hotel, junto ao Lago Joaquina Rita Bier, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.


Os artistas gramadenses, arte-educadores, alunos e pais estão em sua grande maioria muito satisfeitos com o novo espaço dedicado à exposições artísticas, cursos culturais e atividades ligadas à arte e à Cultura.


O local abriga ainda o Museu Municipal Professor Hugo Daros, o Museu de Artes Dr. Carlos Nelz, o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Arquivo Histórico Municipal.


No segundo piso, os antigos apartamentos foram transformados em sala de aula, concretizando um antigo sonho da classe dos músicos gramadenses: o Conservatório de Música de Gramado, com aulas de violão, guitarra, contrabaixo, bateria, piano, teclado, instrumentos de sopro e percussão.


Em breve também será inaugurado o Atelier das Artes de Gramado, na cabana frontal com vista para o Lago Joaquina Rita Bier e com espaço e estrutura condizentes com as necessidades dos artistas visuais gramadenses.


O novo Centro Municipal de Cultura tem agradado à todos que o visitam, sendo muito bem recebidos pela diretora da casa de cultura, Maria Helena de Oliveira, e pelas assessoras Emília Wagner, Cecília Gross e Gerusa Vidal.

O movimento triplicou em relação ao antigo local situado na Rua São Pedro, o que corrobora com a iniciativa do poder público municipal em adquirir o antigo Gramado Parque Hotel e transformá-lo no Centro de Cultura de Gramado.


Visitantes de dezenas de estados brasileiros, Argentina, Uruguai e até mesmo dos Estados Unidos já prestigiaram as exposições artísticas realizadas no CMC.


E nada mais propício para iniciar as atividades do novo espaço cultural gramadense do que uma exposições que reunisse o que há de melhor em artes plásticas e visuais da cidade. A 1ª Exposição Coletiva de Artistas Gramadenses foi um grande sucesso de público e crítica, demonstrando a qualidade dos nossos artistas e a visibilidade proporcionada pela estratégica localização do novo Centro Municipal de Cultura.


A Subsecretaria de Cultura de Gramado agradece à todos que acreditaram nesse sonho e que lutaram conosco para a sua concretização. Certamente ainda temos muito o que fazer, mas com trabalho, dedicação e amor à causa cultural, contando com o apoio da classe cultural e da comunidade gramadense, estamos aos poucos implantando a nossa tão sonhada Revolução Cultural.


Visite o novo Centro Municipal de Cultura e prestigie a Arte produzida na cidade!!!!

Aguardem! Em breve mais novidades aos amantes da Arte e da Cultura!

LITERATURA EM TELA - ARTES PLÁSTICAS E LITERATURA NA FEIRA DO LIVRO DE GRAMADO


 Sônia Braun foi a vencedora do concurso Literatura em Tela, promovido durante a feira do Livro de Gramado

A 14ª edição da Feira do Livro de gramado foi um sucesso!!!



Além das bancas de livros e da intensa programação cultural voltada às crianças das escolas, turistas e comunidades, a Subsecretaria de Cultura de Gramado inovou mais uma vez ao lançar o concurso "Literatura em Tela", quando artistas plásticos gramadenses pintaram temas relacionados à grendes títulos literários nacionais e estrangeiros.

A ação teve como objetivo principal integrar os artistas locais com o evento, criando uma interface entre artes plásticas e literatura.


Turistas que circulavam pela Rua Coberta interagiram com as obras dos artistas plásticos gramadenses

Durante os finais de semana de realização da Feira do livro na Rua Coberta, dezenas de artistas gramadenses pintaram suas obras ao vivo, encantando à todos que circulavam pela área central do município.

Depois de finalizarem as obras, as mesmas ficaram expostas para que o público podesse escolher a melhor, através de votação popular.

 Crianças auxiliaram a artista plástica rita Gil a finalizar a sua obra "O Tempo e o Vento"

A obra mais votada entre as que estavam concorrendo foi a da artista plástica Sônia Braun, que recebeu o troféu Livrito de 1º lugar no Concurso Literatura em Tela.
A Subsecretaria de Cultura de gramado parabeniza todos os artistas participantes dessa ação, e continua apoiando de maneira permanente o desenvolvimento das artes visuais em nosso município.

Artista plásticos locais pintaram obras alusivas à grandes temas literários durante a Feira do livro de Gramado


Quem quiser conferir mais obras de artes plásticas produzidas por artistas gramadenses pode visitar o espaço cultural montado defronte ao novo Centro Municipal de Cultura, junto ao Lago Joaquina Rita Bier, que reúne obras de artistas da cidade como Rita Gil, Sônia Braun, Gleci Rillo, Gilmar Sthal, Clari Sartori, Bino Ferreira, Leli Kutz, Marli Ludwick, Débora Irion, Guilherme Rocha, Flora Cardoso, Isoldi Arend, Miriam Birck, Lurdes Abreu, Lisite Heidrich, Aris Azevedo, José Meneses, Cati Weber e Gisela Gesla.

Exposição de artistas visuais gramadenses está localizada no espaço cultural montado em frente ao novo Centro de Cultura, junto ao Lago Joaquina Rita Bier

sábado, 24 de julho de 2010

FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO CHEGA À SUA 38ª EDIÇÃO COM NOVIDADES


 Chegamos ao 38º Festival de Cinema de Gramado!!!
O maior evento cinematográfico da América Latina ganha, nesta edição, dois dias a mais, iniciando na sexta–feira, dia seis de agosto, e encerrando no sábado, 14 de agosto.
Serão nove dias de debates, encontros, mostras competitivas e paralelas, quando o tema central será o cinema nacional e latino-americano e onde serão apresentadas as mais recentes produções da sétima arte em nosso continente.
Durante estes dias passarão pela cidade centenas de atores, atrizes, produtores, diretores, cineastas e jornalistas.
O público vai poder ver o tradicional desfile de estrelas ao longo do mais famoso tapete vermelho do país.

 Para esta edição, O Festival de Cinema apresenta 12 filmes na mostra gaúcha, 16 curtas nacionais, 8 longas nacionais e 7 longas estrangeiros. Até o momento foram apresentados somente sete nacionais e seis estrangeiros, os outros dois devem ser anunciados até o final desta semana.
Pelo quarto ano consecutivo, o Festival de Cinema de Gramado, selecionou o Juri Popular em parceria com os principais jornais de nove estados brasileiros. Cada um deles realizou uma promoção para escolher uma pessoa para vir a Gramado ser jurado dos filmes das mostras competitivas de curtas nacionais e longas nacionais e estrangeiros.
 Nesta edição serão 13 jurados vindos do RS, SC,PR, SP, RJ, MG, BA, PE, RN.

Confira os Homenageados do 38º Festival de Cinema de Gramado:

Troféu Oscarito: Paulo Cesar Pereio
 Paulo César de Campos Velho, mais conhecido como Paulo César Pereio é um ator brasileiro.
Nascido em Alegrete, Peréio foi para Porto Alegre aos 12 anos.
Ao lado de nomes como Paulo José e Lilian Lemmertz, o ator fez parte do Teatro de Equipe, um grupo de atores que marcou o teatro gaúcho nos anos 1950. Seu filme de estréia foi Os Fuzis, de 1964, dirigido por Ruy Guerra. Atuou em quase cem filmes como ator, participando de muitas de suas obras decisivas, passando por suas correntes artísticas importantes como o Cinema Novo, cinema marginal, mas também de pornochanchadas, e imprimindo a seus personagens traços de sua personalidade: a irreverência, a corrosiva ironia, o espírito anárquico, o deboche. É considerado um dos melhores narradores do país, e uma das vozes preferidas dos publicitários brasileiros. Desde 2004, apresenta o programa de entrevistas Sem Frescura, no Canal Brasil.


Troféu Eduardo Abelin: Ana Carolina Soares
 Com formação em Medicina - Faculdade de Fisioterapia, e com passagem pela Faculdade de Ciências Sociais, Ana Carolina cursou Cinema em São Luiz.
Em 1968, faz seu primeiro trabalho no Cinema Nacional como continuísta de Walter Hugo Khouri em As Amorosas, em 1967. Realiza em meados dos anos 70 em vários curtas e médias, como Guerra do Paraguai (1970) e Nelson Pereira dos Santos Saúda o Povo e Pede Passagem, e em sua estréia no formato longa com Getúlio Vargas, em 1974. Getúlio Vargas projeta o nome da cineasta, que usando material de arquivo compõe um vigoroso retrato do político desde os anos 30 até o seu suicídio em 1953. Três anos depois, Ana Carolina dirige sua primeira ficção e conquista a crítica com o inventivo e desconcertante Mar de Rosas (1977), para muitos seu melhor filme. A cineasta entra os anos 2000 com Amélia, uma ficção sobre a passagem da lendária atriz francesa Sarah Bernhardt pelo Brasil e seu encontro com três mulheres do campo. Na verdade, segundo a diretora, é um filme sobre o choque de culturas.


Kikito de Cristal: Manuel Martinez Carril
 Carril é jornalista, crítico de cinema, pesquisador, organizador de cursos, programador, dirigente e criador dos festivais da cinemateca uruguaia, reconhecida como uma das mais importantes do mundo e grande responsável pela aproximação das produções da América do Sul com o público uruguaio.


Confira os filmes selecionados para as mostras competitivas

Longas Nacionais
 1 – 180º – Direção Eduardo Vaisman (Rio de Janeiro)

2 – Diário de uma Busca – Direção Flavia Castro (Rio de Janeiro)

3 – Enquanto a Noite Não Chega – Direção Beto Souza (Porto Alegre)

4 – Não Se Pode Viver Sem Amor – Direção Jorge Durán (Rio de Janeiro)

5 – O Último Romance de Balzac – Direção Geraldo Sarno (Rio de Janeiro)

6 – Ponto Org – Direção Patricia Moran (São Paulo)



7 – O Contestado – Restos Mortais – Direção Sylvio Back (Rio de Janeiro)


Longas Estrangeiros

 1 – El Vuelco Del Cangrejo  – Direção Oscar Ruiz Navia (Colômbia / França)

2 – Historia De Un Dia – Direção Rosana Matecki (Venezuela)

3 – La Vieja De Atras – Direção Pablo Jose Meza (Argentina/Brasil)

 4 – La Yuma – Direção Florence Jaugey (Nicarágua)

5 – Mi Vida Con Carlos – Direção German Berger (Chile/Espanha/Alemanha)
 6 – Ojos Bien Abiertos: Un Viaje por la Sudámerica de Hoy – Direção Gonzalo Arijon


Curtas Nacionais

 1 – Amigos Bizarros do Ricardinho – Direção Augusto Canani (Porto Alegre)

 
2 – A Minha Alma É Irmã de Deus – Direção Luci Alcântara (Recife)
3 – Babás – Direção Consuelo Lins (Rio De Janeiro)

 4 – Carreto – Direção Cláudio Marques E Marília Hughes (Salvador)

 5 – Em Trânsito- Direção Cavi Borges (Rio de Janeiro)

6 – Eu Não Quero Voltar Sozinho- Direção Daniel Ribeiro (São Paulo)

7 – Haruo Ohara- Direção Rodrigo Grota (São Paulo)


8 – Mar Exílio – Direção Eduardo Morotó (Rio de Janeiro)

9 – Naiá e a Lua – Direção Leandro Tadashi (São Paulo)

10 – Ninjas – Direção Dennison Ramalho (São Paulo)

 11 – Os Anjos do Meio da Praça – Direção Alê Camargo & Camila Carrossine (São Paulo)

12 – Pimenta- Direção Eduardo Mattos (São Paulo)

13 – Pinball- Direção Ruy Veridiano (São Paulo)

14 – Ratão- Direção Santiago Dellape (Brasília)

 15 – Um Animal Menor – Direção Pedro Harres e Marcos Contreras (Porto Alegre)

 
 16 – Vento – Direção Marcio Salem (São Paulo)


Mostra Gaúcha
1 – Amigos Bizarros de Ricardinho - Direção Augusto Canani

2 – Depois da Pele – Direção Márcio Reolon e Samuel Telles

3 – Eu e o Cara da Piscina – Direção William Mayer

4 – Limbo – Direção Fernando Mantelli

5 – Maldita – Direção Claudia Dreyer

6 – Os Nomes do Carimbo - Direção Roberto Burd

7 – Peixe Vermelho – Direção Andreia Vigo

8 – Quando o Tempo da Reflexão Acabar – Direção Vinicius Guerra

9 – Um Animal Menor – Direção Pedro Harres e Marcos Contreras

10 – Uma Visita à Holliweger – Direção Pedro Foss

 11 – Uttara – Direção Ivo Schergl Jr.

12 – Volto Logo – Direção Eduardo Wannmachers



Confira os preços dos ingressos para as mostras do Festival de Cinema
Os ingressos para todas as noites do Festival já estão à venda pelo site www.festivaldegramado.net através de parceria com a empresa compreingressos.com, que possibilita mais comodidade e opções de pagamento ao visitante.
Também há a opção de compra diretamente em Gramado, no Palácio dos Festivais, a partir de 31 de julho. Confira abaixo mais informações:

Valores dos ingressos:
Sexta-feira (06 agosto) a terça-feira (10 agosto) (por noite)
PLATEIA ………………… R$ 50,00 (cinqüenta reais)
MEZANINO………………. R$ 30,00 (trinta reais)

Quarta-feira (11 agosto) e quinta-feira (12 agosto) (por noite)
PLATEIA ………………… R$ 70,00 (setenta reais)
MEZANINO………………. R$ 50,00 (cinqüenta reais)

Sexta-feira (13 agosto)
PLATEIA ………………… R$ 80,00 (oitenta reais)
MEZANINO………………. R$ 60,00 (sessenta reais)

Noite de Encerramento (sábado, 14 agosto)
PLATEIA…………………. R$ 100,00 (cem reais)
MEZANINO……………… R$ 80,00 (sessenta reais)

REPRISE (por manhã)
2ª feira a 6ª feira
R$ 15,00 (Quinze Reais)

O público pode ainda participar do evento através de programação gratuita, cuja definição, tanto da programação geral, quanto das mostras abertas ao público, deverá acontecer ainda nessa semana.
Os filmes de curta-metragem são exibidos no Palácio dos Festivais, às 17h, com entrada franca.



Mais Informações:

Palácio dos Festivais / Cine Embaixador
Fone / Fax: (54) 3286.1058
* Atendimento diário: das 09h às 19h.

Novidades
Neste ano serão nove dias de Festival, dois a mais do que no ano passado, dando oportunidade à entrada de mais concorrentes e abrangendo parte maior do cinema nacional e latino-americano. São 12 filmes na mostra gaúcha, 16 curtas nacionais, 7 longas nacionais e 7 longas estrangeiros.

O Festival de Cinema na Internet
Para acompanhar os avanços nos meios de comunicação, o Festival de Cinema de Gramado disponibiliza perfis em duas das mais utilizadas redes sociais, Twitter e Facebook, com informações e promoções exclusivas. Acompanhe!
 
Cobertura Fotográfica
O Festival de Cinema de Gramado oferece serviço de fotografia para a imprensa através de seu fotógrafo oficial, como fotos dos filmes e das atividades de cada dia do evento.