Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VEM AÍ A 3ª EDIÇÃO DO MOVIMENTO ROCK CONTRA O CRACK!


FAÇA PARTE DO MOVIMENTO ROCK CONTRA O CRACK


O Rock contra o Crack é um movimento sociocultural iniciado em 2009 que conta com a atuação comunitária de músicos e bandas locais na luta contra a epidemia do crack em Gramado e Região das Hortênsias. A proposta inicial em realizar um evento que viabilizasse a apresentação de bandas independentes da cidade que não possuíam espaço foi transformada em uma grande corrente solidária, envolvendo poder público, clubes de serviços, entidades culturais, classe artística, poderes constituídos, órgãos de segurança, imprensa e voluntários.

Além do caráter preventivo e a promoção da conscientização da juventude sobre os problemas sociais causados pelo crack, o evento possibilitou a união de todas as bandas e músicos gramadenses, que foram os primeiros à levantarem a bandeira contra o crack no município, demonstrando à sociedade que a imagem negativa que o roqueiro possuía junto aos demais setores sociais ficou no passado.


Hoje a música é uma aliada na luta contra o crack e os artistas se engajaram de corpo e alma nesse levante que visa frear a expansão do crack em nossa região.
A utilização da cultura como ferramenta de promoção da conscientização foi comprovadamente eficiente na questão da prevenção ao uso de drogas, as ações promovidas pelo Rock contra o Crack adotam a mesma linguagem utilizada pela juventude, facilitando o entendimento e tornando as atividades lúdicas, divertidas e agradáveis.

Sem perder o foco no combate ao uso do crack, o projeto utiliza instrumentos audiovisuais e gráficos para alertar o público sobre o poder destrutivo dessa droga que, devido ao baixo valor de mercado e fácil acessibilidade, atinge todos os setores da sociedade, desconstruindo famílias, matando jovens e contaminando a comunidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário