Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GRANDE DIA CONTRA O CRACK NA REGIÃO DAS HORTÊNSIAS!


DIA 11 DE DEZEMBRO (2011)

CENTRO MUNICIPAL DE ESPORTES DE GRAMADO (PERINÃO)


 
 
MEGA SHOW COM A BANDA CACHORRO GRANDE


HORÁRIO DE INÍCIO DOS SHOWS: 10H



+ 21 BANDAS DA REGIÃO

→ ESCUDEIROS DO ROCK

→ REVIVE

→ BOAVENTURA

→ LADY LOUCURA

→ FORGOTTEN TICKET

→ DRIVE PLACE

→ MARIJANNE'S

→ HAL

→ ULTRALENTOS

→ AVÂNIA

→ THE PRESLEYS

→ HELENOS

→ WARFFARE

→ FUCK IT

→ CURSED FATE

→ HELSINKI

→ WRONG RIDE

→ THE BLACK HOUSE

→ TRAVELIN BAND

→ LOUCURA LOVERS

→ DR. ADÃO



E MUITAS OUTRAS ATRAÇÕES:




MEGA ESTRUTURA COM TOLDOS



SOM E LUZ DE ÚLTIMA GERAÇÃO



OFICINAS DE GRAFITTI



RODAS DE CAPOEIRA



BRINQUEDOS RADICAIS


ÁREA DE ALIMENTAÇÃO



ESQUETES TEATRAIS



ACADEMIA AO AR LIVRE

LOJA COM PRODUTOS DA GRIFE ROCK CONTRA O CRACK

ÁREA DE LAZER E ESPORTES

BANHEIROS – SEGURANÇA - ESTACIONAMENTO



* NAS AÇÕES DO ROCK CONTRA O CRACK É PROIBIDA A ENTRADA E O CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS OU QUALQUER OUTRA SUBSTÂNCIA ENTORPECENTE! *

AS AÇÕES DO MOVIMENTO ROCK CONTRA O CRACK 2011!

→ LANÇAMENTO DA 3ª EDIÇÃO DO MOVIMENTO

Apresentação das metas, objetivos e ações do Movimento RCC à comunidade e imprensa
05/12 – Segunda-Feira (18h) - no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen


→ CARAVANA ROCK CONTRA O CRACK

Itinerâncias com apresentação de bandas participantes do movimento, esquete teatral do Centro de Reabilitação Emanuel da Região das Hortênsias e palestra sobre o crack – Trio Elétrico Rock contra o Crack

07/12 – Quarta-Feira (8h30min) – Vila Olímpica / Bairro Várzea Grande

07/12 – Quarta-Feira (14h30min) – Vila Olímpica / Bairro Várzea Grande

08/12 – Quinta-Feira (8h30min) – Clube 11 Canarinhos / Bairro Piratini

08/12 – Quinta-Feira (14h30min) – Clube 11 Canarinhos / Bairro Piratini

08/12 – Quinta-Feira (20h) – Clube 11 Canarinhos / Bairro Piratini


09/12 – Sexta-Feira (8h30min) – Praça do CAIC / Bairro Moura


MOVIMENTO ROCK CONTRA O CRACK - COMBATENDO A EPIDEMIA DO CRACK NA REGIÃO


O poder destrutivo do crack expande-se à todo o círculo social do usuário, prejudicando pais, amigos, familiares, colegas e professores, sendo que, atualmente, mata mais jovens do que o trânsito, outrora o principal algoz da juventude.
Além disso, o crack alimenta o submundo criminoso, subsidiando o tráfico de drogas e de armas, contribuindo com o aumento de crimes como assalto, roubo, prostituição, receptação e homicídio.


Os investimentos públicos em segurança e saúde são cada vez maiores em função do crack, porém com eficácia duvidosa, pois a maioria dos usuários voltam a consumir a droga, voltam a roubar para sustentarem seu vício e contribuem dessa forma para a escalada da violência.


O Rock contra o Crack, pretendendo maximizar o investimento público nessas áreas sociais, trabalha a prevenção e a conscientização da juventude, integrando as escolas, os músicos, poder público, sociedade civil organizada e comunidade em um grande movimento de resistência, evitando a proliferação de casos de dependência química severa e do aumento da criminalidade nos bairros e localidades do nosso município e região.

VEM AÍ A 3ª EDIÇÃO DO MOVIMENTO ROCK CONTRA O CRACK!


FAÇA PARTE DO MOVIMENTO ROCK CONTRA O CRACK


O Rock contra o Crack é um movimento sociocultural iniciado em 2009 que conta com a atuação comunitária de músicos e bandas locais na luta contra a epidemia do crack em Gramado e Região das Hortênsias. A proposta inicial em realizar um evento que viabilizasse a apresentação de bandas independentes da cidade que não possuíam espaço foi transformada em uma grande corrente solidária, envolvendo poder público, clubes de serviços, entidades culturais, classe artística, poderes constituídos, órgãos de segurança, imprensa e voluntários.

Além do caráter preventivo e a promoção da conscientização da juventude sobre os problemas sociais causados pelo crack, o evento possibilitou a união de todas as bandas e músicos gramadenses, que foram os primeiros à levantarem a bandeira contra o crack no município, demonstrando à sociedade que a imagem negativa que o roqueiro possuía junto aos demais setores sociais ficou no passado.


Hoje a música é uma aliada na luta contra o crack e os artistas se engajaram de corpo e alma nesse levante que visa frear a expansão do crack em nossa região.
A utilização da cultura como ferramenta de promoção da conscientização foi comprovadamente eficiente na questão da prevenção ao uso de drogas, as ações promovidas pelo Rock contra o Crack adotam a mesma linguagem utilizada pela juventude, facilitando o entendimento e tornando as atividades lúdicas, divertidas e agradáveis.

Sem perder o foco no combate ao uso do crack, o projeto utiliza instrumentos audiovisuais e gráficos para alertar o público sobre o poder destrutivo dessa droga que, devido ao baixo valor de mercado e fácil acessibilidade, atinge todos os setores da sociedade, desconstruindo famílias, matando jovens e contaminando a comunidade.