Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto "Capelinha" une religião à literatura


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
03/11/2011
 capelinha.jpg Um projeto inovador, que une religião e cultura foi oficialmente lançado em Gramado, na tarde da última segunda-feira (31), no Centro de Cultura da Várzea Grande. "Capelinha", é o nome do projeto que anexa diversos livros às tradicionais capelinhas, tornando-as assim, uma semente disseminadora da leitura.
 
Tradicionais, elas são levadas de casa em casa, onde são acolhidas com muita fé e ganham lugar de destaque nos lares das pessoas, que rezam junto a elas e as preservam sempre com o maior carinho. São as capelinhas que contém a imagem de Santa Maria, Mãe de Deus. Essas capelinhas ganharam, desde a última segunda-feira, na Várzea Grande uma outra finalidade, a de levar a cultura literária até as residências dos moradores do maior bairro de Gramado.
São dez zeladoras responsáveis pelas capelinhas nas quais estarão dispostas bolsas contendo 13 livros cada. Essas capelinhas são totalmente itinerantes, portanto, percorrerão boa parte do bairro Várzea Grande, levando com elas os livros de diversos gêneros. "O hábito da leitura é adquirido aos poucos e depois que os livros estão dentro das casas das pessoas, o acesso a eles é facilitado, por isso a importância desse projeto", destacou o Vice-Prefeito de Gramado, Luia Barbacovi,
O Projeto, que foi criado pela coordenação da Biblioteca Municipal Marlene Casagrande, da Várzea Grande, recebeu o apoio da Subsecretaria de Cultura de Gramado e da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, da Várzea Grande.
"Qualquer iniciativa que leve leitura à casa das pessoas é louvável, e unindo a religião à leitura então, o projeto torna-se ainda mais efetivo, pois está unindo duas formas saudáveis de crescimento pessoal", avalia o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário