Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cultura tem lugar de destaque no Legislativo Gramadense


Um espaço a altura da cultura do povo de Gramado. Pensando com essa visão de futuro a Câmara de Vereadores buscou, nos últimos meses, trabalhar para unir ainda mais o Poder Legislativo e a Cultura, pois acredita que o conhecimento, a educação e a cultura são fundamentais para que a cidade continue crescendo. Com essa visão iniciou-se a reforma do Cine Teatro Elisabeth Rosenfeld, a criação de um Caminho da Cidadania e a volta de exposições na Casa Legislativa.
A Câmara investiu aproximadamente R$ 500 mil nessas obras. O Cine Teatro foi totalmente reformado. A ele foi dado um acesso independente a altura da cultura local. Melhorias no palco, cortinas, piso, paredes internas e externas, foro, esquadrias, enfim ele foi totalmente remodelado para ficar apto a receber os espetáculos feitos pela comunidade ou para ela.
Além, da reforma do Cine Teatro também foi buscado um acesso melhor a este, a biblioteca e a Secretaria de Cultura. Para tanto os vereadores transformaram o estacionamento antes somente do Poder, em uma passarela da Cultura. Bancos e um espaço para pequenas apresentações fazem parte deste Caminho, que nos próximos dias ganhará ainda mais cor com a pintura de um Painel Histórico. Esse painel será feito com o apoio das historiadoras Iraci Casagrande Koppe e Marília Daros, e dos artistas Aires Azevedo, Clary Sartori, Débora Irion, Flora Lopes, Gisele Glufke Reis, Gilmar Stahl, Giovani Jung, Isoldi Arend, José João Menezes Martins, Lorys Sanabria, Lourdes Abreu, Maria Lúcia Sandri, Mirian Birck, Paulo de Jesus Bergamaschi, Raphael Jacques, Rita Gil, Sônia Braun e Sônia da Rocha Costa, que irão pintar o passado, o presente e o futuro de Gramado.
Pensando em valorizar ainda mais esse momento, e com o apoio total da Secretaria da Cultura e do Centro Municipal de Cultura, uma exposição tomará conta do saguão da Casa. Nela os artistas locais estarão contando um pouco da história de Elisabeth Rosenfeld, patronesse da cultura e do artesanato de Gramado.
Na noite de inauguração inserções de artistas locais deixarão claro que o novo espaço é de todos. Música, encenações, declamações, entre outras ações abrilhantarão a noite festiva. A solenidade de inauguração do Caminho da Cidadania e da apresentação das novas instalações do Cine Teatro Elisabeth Rosenfeld acontece nesta sexta-feira (06), às 19horas. Na oportunidade também será feita uma homenagem à família de Elisabeth em agradecimento a tudo que ela representa para Gramado.

Postado por: Alcir Cardoso | Publicado em: 05/07/2012 09:07:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário