Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 31 de julho de 2012

Várzea poderá ter trem original no Espaço Estação Férrea

Secretaria de Cultura definiu projeto que pretende transformar local em ponto turístico

Gramado – O sonho de tornar o Espaço Cultural Estação Férrea, do bairro Várzea Grande, em Museu do Trem, está mais perto de se tornar realidade. A Secretaria de Cultura do município segue com o projeto que visa transformar o lugar em um ponto turístico, focado na história de Gramado.
De acordo com o diretor Cultural de Ações Comunitárias da secretaria, Paulo Pontes, o intuito é instalar no local um trem original do início do século passado. Em função de o custo de uma locomotiva deste período ser alto – algo em torno dos R$300 mil, a ideia inicial da Secretaria de Cultura é optar por uma permuta. O Museu Ferroviário de Tubarão, em Santa Catarina, possui dois trens a vapor alemães, de grande porte, que interessam o Espaço Estação Férrea da Várzea Grande. Essas locomotivas, no entanto, não podem ser vendidas nem doadas. A alternativa apontada pelo diretor administrativo do museu, Dorival Oliveira, seria uma troca:eles fornecem um desses trens se o município de Gramado conseguir como contrapartida uma locomotiva diesel elétrica.
Uma segunda alternativa é a instalação de vagões individuais no Espaço Estação Férrea Paulo Pontes explica que a Rede Ferroviária do Rio Grande do sul possui três vagões disponíveis e, apesar de estarem em mau estado de conservação, há a possibilidade de restaurá-los. Estes podem ser adquiridos sem custo, apenas através de um convênio. “Vamos agendar uma reunião com o prefeito Nestor Tissot para a próxima semana, a fim de verificar a viabilidade de restauração destes vagões em Gramado”, destaca Pontes.
Caso o projeto se concretize, cada vagão será destinado a uma etnia colonizadora da região: italiana, alemã e açoriana. Há ainda a ideia de implantar no local um restaurante e um espaço para fotos de época.

A técnica e a história

O Espaço Cultural Estação Férrea recebeu, na última sexta-feira (20), a visita da museóloga Luciana Silveira Cardoso, de Ijuí. Ela conheceu o local após meses de conversas com integrantes da Secretaria de Cultura, pois, assim que o Espaço se tornar o Museu do Trem, será necessário o acompanhamento de um profissional do setor. Caso Luciana não possa ocupar o cargo, ela indicará outra pessoa para fazê-lo.
De acordo com ela, o trabalho de um especialista de museus precisa andar lado a lado com a cultura típica da comunidade em questão “O museólogo apenas orienta os melhores passos a serem seguidos, mas ele não existe sem a presença da comunidade”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário