Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Próxima reunião da SULIRGS será em Gramado

No dia 18 de agosto de 2012 em Santa Cruz na sede da escola de samba União, foi realizado o terceiro encontro da comissão que está organizando a associatividade de todas as Ligas e Associações do estado com o intuito de fortalecer o carnaval, organizar o processo de qualificação das comunidades onde existem desfiles de escolas de samba ou blocos carnavalescos. No presente encontro foram tratados de assuntos como aprovação do estatuto, produção e leitura da ata de fundação e escolha da direção executiva da SULIRGS.
O processo de reunião dessas cidades teve seu inicio em São Borja em junho deste ano, o projeto inicial era compor um grupo das ligas e associações da metade sul do estado, em meio a conversas e debates em segunda reunião outras cidades solicitaram a adesão ao processo, dando um âmbito maior a todo o projeto e fortalecendo toda a produção. O inicio do projeto era composto por Itaqui, São Borja e Uruguaiana, com o apoio da Liga de Porto Alegre e do representante estadual da SEDUC Sandro Santos, deu-se inicio a caminhada. PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL

Após três reuniões em diferentes cidades foi então aprovado o estatuto com unanimidade dos votos, produzida a ata de fundação e eleição da diretoria que ficou composta da seguinte forma: Presidente Jorge Sodré – Liga de Porto Alegre, Vice-presidente Marcio Motta – Liga de Itaqui, Secretária Lins Roballo – AMECarnaval de São Borja e Tesoureiro Tiago Andriotti Teixeira – Associação de Escolas de Samba de Guaíba. O processo ainda terá mais encontros para formar os departamentos, cada cidade deve demonstrar seu interesse em assumir algum departamento para ser avaliado pela diretoria. O Próximo encontro será em Gramado, oferecido pela cidade para sediar o evento, que em concorrência com Pelotas e Santa Maria foi o vencedor.
A Super Liga como é chamada por todos que estão fazendo parte do processo, tem o objetivo de fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do carnaval nas comunidades onde existam as ligas ou associações e das quais fazem parte da SULIRGS, a ideia é usar o carnaval como ponto de partida para a materialização do processo de geração de trabalho e renda, atuando como suporte para que nas comunidades onde há escolas de samba os moradores recebam oferta de oficinas que sejam voltadas a cooperativar as pessoas para que essas mais tarde possam estar prestando serviços as escolas e possam estar atuando no processo de emancipação das comunidades. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário