Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Seguem as obras no Teatro


Crack

Crack


O que é?

O crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amónia e água destilada, que resulta em pequeninos grãos, fumados em cachimbos ( improvisados ou não). É mais barato que a cocaína mas, como seu efeito dura muito pouco, acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro, pois seu consumo passa a ser maior.
Estimulante seis vezes mais potente que a cocaína, o crack provoca dependência física e leva à morte por sua acção fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco.

Quais são as reacções do crack? O que ele provoca no organismo?

O crack leva 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa a produzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço. Mas, se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, os sintomas da síndrome de abstinência também não demoram a chegar. Em 15 minutos, surge de novo a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra, caso contrário chegarão inevitavelmente o desgaste físico, a prostração e a depressão profunda.
Estudiosos como o farmacologista Dr. F. Varella de Carvalho asseguram que "todo usuário de crack é um candidato à morte", porque ele pode provocar lesões cerebrais irreversíveis por causa de sua concentração no sistema nervoso central.

O crack é uma droga mais forte que as outras?

Sim, as pessoas que o experimentam sentem uma compulsão ( desejo incontrolável) de usá-lo de novo, estabelecendo rapidamente uma dependência física, pois querem manter o organismo em ritmo acelerado. As estatísticas do Denarc ( Departamento Estadual de Investigação sobre Narcóticos) indicam que, em Janeiro de 1992, dos 41 usuários que procuraram ajuda no Denarc, 10% usavam crack e, em Fevereiro desse mesmo ano, dos 147 usuários, já eram 20%. Esses usuários, em sua maioria, têm entre 15 e 25 anos de idade e vêm tanto de bairros pobres da periferia como de ricas mansões de bairros nobres.
Como o crack é uma das drogas de mais altos poderes viciantes, a pessoa, só de experimentar, pode tornar-se um viciado. Ele não é, porém, das primeiras drogas que alguém experimenta. De um modo geral, o seu usuário já usa outras, principalmente cocaína, e passa a utilizar o crack por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por falta de dinheiro, já que ele é bem mais barato por grama do que a cocaína. Todavia, como o efeito do crack passa muito depressa, e o sofrimento por sua ausência no corpo vem em 15 minutos, o usuário usa-o em maior quantidade, fazendo gastos ainda maiores do que já vinha fazendo. Para conseguir, então, sustentar esse vício, as pessoas começam a usar qualquer método para comprá-lo. Submetidas às pressões do traficante e do próprio vício, já não dispõem de tempo para ganhar dinheiro honestamente; partem, portanto, para a ilegalidade: tráfico de drogas, aliciamento de novas pessoas para a droga, roubos, assaltos, etc.

09 a 13/07 - II Maratona de Monólogos de Canela e Gramado




Estão abertas as inscrições de 22 de maio a 10 de junho da II Maratona de Monólogos de Canela e Gramado, uma promoção de Lisiane Berti com a realização da Fundação Cultural de Canela e da Secretaria de Cultura de Gramado.
A maratona que este ano toma uma abrangência maior, terá em sua programação além dos monólogos concorrentes o monólogo convidado de Porto Alegre "Pois é, Vizinha" de Débora Finocchiaro que já realizou mais de 560 apresentações, assistido por mais de 200.000 pessoas nos dezoito anos de estrada, conquistando plateias de todas as idades de Norte a Sul do Brasil e também Argentina. A atriz também ministrará uma oficina de "Espontaneidade e Desenho no Espaço" com 5h de duração aos participantes do evento.
Este ano a maratona é aberta a alunos iniciantes (categoria iniciante) e atores ou atrizes que trabalham há mais tempo com teatro (categoria amador). A ficha de inscrição e regulamento podem ser solicitados pelo email lisiberti@gmail.com . Os alunos concorrem em três quesitos dentro de cada categoria (Melhor Monólogo, melhor Ator e melhor Atriz), troféus criados e confeccionados pela artista plástica Rita Gil, de Gramado.
O objetivo primordial da maratona é a integração e oportunidade de congraçamento e aprendizagem da classe teatral da Serra Gaúcha, um grande encontro de teatro fomentando, cada vez mais, esse intercâmbio, buscando um aprimoramento técnico.
Mais informações pelo telefone: (54) 9679.0422 com Lisi Berti

Está chegando aí o disk a favor da vida!

O Rock contra o Crack é um movimento sociocultural iniciado em Gramado no ano de 2009, que reúne centenas de músicas e bandas de rock da cidade. E tem como parceiros fundamentais a Brigada Militar, a Polícia Civil e agora também a Fundação cultural de Canela.
Juntamente com os orgãos de segurança, poder público, entidades e empresas que atuam na prevenção à epidemia do crack junto à juventude da região das hortênsias, promovem diversas ações voltadas à conscientização dos adolescentes e jovens da nossa comunidade em relação aos malefícios do uso do crack.
E neste caminho, estamos lançando um novo serviço, considerado um braço do Projeto Rock Contra o Crack, chamado Disk à Favor da Vida, que estará atendendo pelos tefelones 190, 197 e 181, com objetivo de rastrear, informar e conscientizar a população sobre o uso dessa droga.

Praça das Etnias será o espaço do interior no Centro de Gramado

Gramado está prestes a ganhar mais um ponto turístico. As obras que transformam a Praça das Comunicações em Praça das Etnias estão chegando ao fim, e o local já tem a cara do interior gramadense. As culturas italiana, alemã e portuguesa perfilam-se em uma Praça que enche os olhos de quem circula pela área central do município.

http://www.gramado.rs.gov.br/index.php/Institucionais/Um-novo-ponto-turistico-surge-em-Gramado.html


Semana Afro Cultural firma parceria com 4ª CRE e escolas estaduais

Aconteceu no dia 14 de junho uma reunião na Secretaria de Educação de Gramado com a Comissão Organizadora da Semana Afro Cultural da cidade, Coordenadora da Diversidade da 4ª CRE, Rita de Cássia Campos Costa, e representantes das escolas estaduais do município afim de estabelecer parceria na realização da VI Semana Afro Cultural a realizar-se de 19 a 25 de novembro de 2012.

O município vem desenvolvendo atividades nas escolas da rede conforme a Lei 10.639/ 2003 que prevê a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro Brasileira em sala de aula.

"A escola não pode ignorar a diversidade de sujeitos que se encontram presentes em seu cotidiano: pessoas com diferentes pertencimentos étnicos, crenças, valores, visões do mundo. A sala de aula deve ser um espaço de viver respeitosamente a diversidade, um espaço de desconstrução de preconceitos e discriminações historicamente silenciadas. Um espaço que permite o exercício da cidadania, a vivência democrática" destacou Denise Foss, coordenadora da Semana Afro Cultural de Gramado.

Na foto: Comissão Organizadora da Semana Afro Cultural da cidade, Coordenadora da Diversidade da 4ª CRE Sra. Rita de Cássia Campos Costa e representantes das escolas estaduais de nosso município


terça-feira, 26 de junho de 2012

Primeira Semana Literária


A livraria Café Conceito promoveu a Primeira Semana Literária com o apoio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Gramado e Secretaria da Educação, onde abriu suas portas para todas as escolas do município fazendo do sábado, dia 9 de Junho, o encerramento com a 1ª Mateada Literária de Gramado. Situada na Madre Verônica, a nova livraria continua seus projetos, promovendo palestras, cursos e encontros, sempre priorizando a cultura de Gramado.
Fone: (54) 3286-4692

Perfil Cultural


Essa semana vamos apresentar o Perfil Cultural de Sandro Rivelino Bonatto, Diretor Geral da Secretaria de Cultura de Gramado. Sandro Bonatto é responsável por todas as ações de políticas culturais da Secretaria, sendo que; o mesmo atua junto ao Secretário de Cultura Daniel Bertolucci na elaboração e consolidação do Programa Viva Cultura, Projeto esse, que já está revolucionando as políticas culturais em todos os segmentos, além de enfocar as diretrizes culturais futuras.
Sandro Bonatto foi peça fundamental na criação da Secretaria de Cultura de Gramado, buscando referências nacionais,que se enquadram nas diretrizes que permeiam as Políticas na área da Cultura, seja no Estado ou no País, formatando em conjunto com todos os segmentos um modelo de gestão na aplicação de recursos e de sustentabilidade dos nossos artesãos, artístas plásticos, músicos, escritores e classe artística em geral.
Bacharel em Turismo, pela Universidade de Caxias do Sul, atualmente é concluinte do curso de pós-graduação em Produção Cultural pela Castelli, sendo responsável por essa coluna, juntamente com o Professor Lucius Fabiano Martins da Silva.
Atualmente trabalha junto com equipe da Secretaria de Cultura na elaboração do Plano Municipal de Cultura, que conta com o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura; criou juntamente com o Secretário Daniel Bertolucci o Núcleo de Desenvolvimento de Projetos Culturais; o Departamento do Patrimônio Cultural; a Diretoria Cidadã de Políticas Culturais Inclusivas; a Coordenadoria do Artesanato, Artes Plásticas, Folclore, Tradição e Museus; coordenou a transição da Subsecretaria de Cultura para Secretaria Municipal de Cultura, a nova organização do Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen; coordenou a criação da Biblioteca Marlene Casagrande, localizada no CMC – Várzea Grande, além da implantação do Telecentro; foram idealizadores dos Eventos: Rock Contra o Crack, considerado referência nacional na luta contra o crack e um dos eventos comunitários mais lembrados na região e o Disk à Favor da Vida que terá o seu lançamento em breve; sendo que; no Gramado Fantasia, Sandro Bonato teve participação direta na profissionalização do Evento junto à Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado e durante dois anos foi produtor executivo do Evento, período onde se consagrou o Gramado Fantasia como maior Carnaval de Salão do Mundo, sendo também criado o Carnaval Solidário. Ainda podemos citar os projetos: Abrindo o Baú, Semana Afro Cultural, Projeto Arteiros, Dia da Cultura Gramadense, Feira do Livro, Bazar de Páscoa ( Chocofest) Arte na Praça, Feira Estação Gramado de Artesanato (RBS), Feira em Gramado ( parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio) Olhares de Gramado, Coletivo do Saber, Domingão da Criança, Campanha do Alimento em parceria cultural com o Mini Mundo, sendo o mesmo tendo participação em todos os Eixos Culturais.
Também junto à equipe da Cultura idealizaram a Casa das Artes e organizaram a transição para a revitalização da Vila do Artesanato “Elisabeth Rosenfeld”, trabalhando também para a união cultural entre Gramado, Canela e Região das Hortênsias.
Possibilitaram uma “revolução digital”, inserindo de forma pioneira a Comunicação Presencial nas Redes Sociais dentro da Secretaria de Cultura. Servindo de exemplo para toda a Administração Municipal. Organizaram os segmentos culturais e transformaram a cultura numa instituição representativa.
Sandro Bonatto é um Ativista Cultural de grande visão criativa, de ação e implantação de políticas públicas reais, consolidando o trabalho que vai ficar de base para as futuras gerações.

 Na foto: Sandro Bonatto e Daniel Bertolucci, Secretário de Cultura de Gramado

Espaço Cultural – 22.06.2012

Projeto Evento&Arte – Secretaria de Cultura e FAURGS

"O nosso principal objetivo com o projeto Evento & Arte é aproximar a arte gramadense dos participantes de eventos realizados em nosso espaço. Os dois lados, artista e espectador, serão beneficiados com esse contato. Também fazemos um convite especial à comunidade gramadense para que prestigiem as exposições. 
Destacamos a importante parceria  com a  Secretaria de Cultura, que está nos apoiando e nos auxiliando através da Centro Municipal de Cultura. Idealizar e organizar um evento de cunho artístico é sempre uma grande satisfação", Natashe Carolina Kich, coordenadora do Centro de Eventos UFRGS/FAURGS.
O Centro de Cultura Arno Michaelsen sente-se honrado em poder ser parceiro desta instituição, levando  artes visuais de nossos artistas locais, a fim de embelezar este espaço destinado a projeto tão importante dentro da FAURGS e que  agregará valor aos eventos  desenvolvidos, destaca a diretora do Centro de Cultura, Maria Helena Drechsler de Oliveira.
O Secretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci considera que “ iniciativas como essas são importantes por que fortalecem os laços entre os artistas, o poder público e sociedade civil. E em especial abre um espaço para a divulgação da arte, das obras dos artistas gramadenses junto aos turistas e congressistas que participam dos eventos da fundação “
 Na foto: Maria Helena Drechsler de Oliveira e Natashe Carolina Kich

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cultura ganha evidência em Gramado


Por Carla Wendt   
20/06/2012
img_0962_large.jpgO Centro Municipal de Cultura recebe cerca de 400 visitantes ao mês, um número que comprova o quanto a comunidade gramadense e visitantes prestigiam a cultura e suas formas de interpretação

O Centro Municipal de Cultura - CMC de Gramado, está realizando um trabalho muito forte na busca de enaltecer uma das mais sublimes marcas que uma pessoas pode ter: o conhecimento. Através da cultura, outros mundos são criados e a imaginação vaga por dimensões jamais exploradas.
E buscando sempre oferecer uma gama de atrações que levem a comunidade ao encontro do conhecimento, o CMC está a todo vapor realizando atividades para todos os gostos. "Durante o mês, organizamos pelo menos duas exposições aqui no CMC. Registramos uma média de 400 visitantes/mês, unido as exposições que são montadas em outros locais, como a Exposição "Hortênsia", que terá início no dia 28 de junho, na Faurgs, contando com a participação de vários artistas gramadenses", frisou a diretora do CMC, Maria Helena Drechsler.
Destaque ganha também o projeto "Cultura na Câmara", que para Maria Helena, é o prolongamento do CMC, pois abre espaço para um número maior de visitantes, em um local bem centralizado. A Miniarte também é um dos projetos que merecem evidência, pois coloca a cultura gramadense e o CMC no circuito internacional da arte.
Além das exposições, o CMC ganha evidência também no que tange a realização de oficinas, destaque para cinema, teatro e fotografia, somado aos 35 cursos, ministrados por 28 professores, que reúnem por mês mais de 350 alunos.
"Nossa comunidade está convidada a prestigiar nosso Centro de Cultura. Estamos sempre trabalhando com muito empenho para oferecer o de melhor para nossos visitantes", finaliza Maria Helena. O CMC fica na Rua Leopoldo Rosenfeld, 818, bairro Planalto. O horário para visitação vai das 8 as 11h45 e das 13h30 as 17h45, de segunda a sexta-feira. Já no sábado a visitação pode ser feita das 11h as 16 horas.

Exposição "O Efêmero" segue no CMC Gramado


Por Carla Wendt   
22/05/2012
img_4592.jpg"A arte é a forma mais intensa de individualismo que o mundo conhece." A frase do dramaturgo, escritor e poeta irlandês Oscar Wilde revela a variedade de interpretações geradas ao se observar uma obra de arte. Mais do que nunca, o Centro Municipal de Cultura - CMC de Gramado está abrindo espaço para que o público mergulhe neste mundo imaginário das artes.

Desde o dia 5 de maio está acontecendo a exposição de artes visuais "O Efêmero", da artista Fernanda Manéa. As obras trazem em si desenhos, gravuras e pinturas, resultados do olhar da artista.
"O CMC está abrindo espaço para a arte gramadense. As peças são lindíssimas e demonstram, em detalhes, a personalidade artística da Fernanda. A exposição acontece paralelamente a do fotógrafo Antonio Calvosa, Un Giro Perla Bella Itália, que retrata imagens fantásticas do país europeu", destaca a diretora do CMC, Maria Helena Drechsler de Oliveira.
A exposição permanece no CMC de segunda a sexta-feira, das 8h as 11h45min e das 13h30min as 17h45min até 31 de maio. O CMC fica na Rua Leopoldo Rosenfeld, 818, bairro Planalto.

Fórum Cultural de Gramado marca um novo tempo para a cultura gramadense


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
22/05/2012

forum.jpgA cultura gramadense pode ser definida em duas etapas: uma antes da realização do Fórum Cultural, que aconteceu na noite da última quinta-feira (17), no Centro de Eventos da FAURGS, e a outra posterior a isso, quando um enorme passo rumo a revolução cultural, tão pregada pelo Secretário de Cultura de Gramado Daniel Bertolucci foi dado, com a apresentação da prioridades que comporão o Plano Municipal de Cultura e a escolha dos representantes de cada segmento artístico/cultural que estarão presentes na elaboração deste plano.
O Plano Municipal de Cultura, que integra o projeto Viva Cultura e consiste na implantação, além próprio Plano, do Sistema, do Fundo de financiamento e do Conselho Municipal de Cultura, será criado atendendo as solicitações de cada segmento cultural de Gramado, criando assim um referencial na cultura gramadense para os próximos dez anos. “O Plano Municipal de Cultura visa deixar a área cultural gramadense mais plural, mais democrática, e será criado por quem está na linha de frente da cultura em nosso município”, comenta o Secretário de Cultura Daniel Bertolucci.
O Fórum Cultural, que reuniu, dezenas de artistas gramadenses, além de apresentar todas as prioridades que deverão compor o Plano Municipal de Cultura, também escolheu democraticamente um representante de cada classe cultural para participar diretamente da criação do Plano.
A criação deste Plano Municipal de Cultura marcará um novo tempo na cultura gramadense. Agora a classe artística terá sua voz dentro da Gestão Municipal, e isso sem dúvida contribuirá muito para que a cultura gramadense tenha o destaque que merece”, afirma o Vice-Prefeito de Gramado Luia Barbacovi.
Assim que forem lançadas as demandas da classe cultural gramadense no Plano de Cultura, a etapa seguinte será a confecção das leis que irão instituir o funcionamento do Plano, do Sistema, do Fundo e do Conselho, além de estipular as fontes de financiamento do fundo, a forma de funcionamento do conselho e as ferramentas operacionais do Sistema de Cultura.
O Viva Cultura consiste em um conjunto de leis que visa garantir os direitos da classe cultural gramadense, comprometer o Poder Público com o desenvolvimento social, econômico e turistico através da cultura e promover a democratização da participação popular na gestão da cultura em Gramado.
O Viva Cultura tem como pilares a democratização da cultura, a utilização da arte como ferramenta de promoção da cidadania, a geração de renda e emprego e a formalização dos artistas, a construção de uma interface da Cultura com outros setores da sociedade, como o Turismo, a Educação, o Meio Ambiente e as ações sociais.
Tem como objetivo principal proporcionar a comunidade gramadense maior acesso as atividades culturais, seja nos bairros, na área urbana central ou nas localidades rurais do municipio, envolvendo desde as crianças atá a melhor idade, construindo um futuro mais plural, participativo e democrático, e que promova a diversidade cultural e viabilize o progresso consciente de Gramado.

Foram eleitos, por unanimidade, os seguintes conselheiros para a Comissão de acompanhamento do Viva Cultura Gramado:
Arte Digital e Fotografia – Sérgio Bonfante
Artes Cênicas e Teatro de Bonecos - Lisiane Berti
Artes Circenses - Maria Lina da Rocha
Artes Plásticas e Visuais – Kyra Burro
Artesanato –Claudia Kellerman
Audiovisual (Cinema, Video, TV e Internet) - Renata Rios
Espaços Públicos da Cultura – Maria Helena de Oliveira
Dança e Expressões Corporais – Lisiane Urbani
Espaços Culturais – Gilberto Guzenski
Eventos Culturais – Vicky Simon
Folclore e Patrimônio Histórico - Diolinda Valentin
Formação Cultural – Fernando Gomes
Gestão Pública da Cultura – Sandro Bonatto
Leitura –Andréia Jardim
Livro –Roberto Bordin
Música –Liana Rubenich
Música (Rock e generos musicais adjacentes) – Pedro Campos

Secretaria de Cultura ouve os artistas de Gramado durante o Fórum Cultural


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
08/05/2012
forum.jpgTeve início na última quarta-feira (02) uma série de reuniões idealizadas pela Secretaria de Cultura de Gramado, dentro do programa Fórum Cultural de Gramado, onde os artistas locais, representantes de segmentos como teatro, cinema, literatura, artes plásticas, artesanato, música, dança e outros possam construir, em conjunto com o poder público e a comunidade gramadense, as políticas públicas para a área cultural da cidade.
Desta forma, a Secretaria de Cultura promove a liberdade de expressão, abre diálogo com toda a classe artística e comunidade local, e oportuniza a apresentação de ideias, projetos e ações para fomentar e desenvolver a arte e a cultura em Gramado.
Reuniões com diversas classes artísticas do município já foram realizadas, sempre contando com a participação do Secretário de Cultura Daniel Bertolucci, que ouve atentamente quais os anseios e sugestões dos artistas em questão.
O programa ainda prevê a criação de uma Lei de Incentivo Municipal, que será o modelo gestor da cultura na cidade.
“Estamos propondo com a realização do Fórum da Cultura, que todos os segmentos artísticos e culturais de Gramado tenham sua participação na criação do Plano Municipal de Cultura, por isso essa é uma ação muito valiosa para a classe cultural gramadense”, avalia o Secretário de Cultura Daniel Bertolucci.

Gramado e Canela formam aliança Cultural


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
27/04/2012
 
Secretaria de Cultura de Gramado e Fundação Cultural de Canela unirão esforços em prol da arte


unio_cultural.jpgO primeiro passo de uma aliança cultural entre Gramado e Canela foi dado na noite da última quinta-feira (26), na Casa de Pedra em Canela. Secretaria de Cultura de Gramado e Fundação Cultural de Canela, lançaram, ainda que informalmente a ideia de uma união de forças em prol da cultura de ambas as cidades.
Na ocasião, diversos artistas e representantes da Sociedade Civil Organizada de Gramado e Canela reuniram-se e ouviram do Secretário de Cultura de Gramado Daniel Bertolucci e da Presidente da Fundação Cultural de Canela Adriana Guimarães, os ideais que cercam essa parceria cultural entre as duas cidades.
“Gramado e Canela precisam andar juntas culturalmente, pois ambas as cidades tem muito a oferecer uma para a outra. Tanto Gramado quanto Canela tem um potencial artístico e criativo muito grande e uma parceria entre as duas cidades consolidará ainda mais esse potencial”, destaca o Secretário de Cultura Daniel Bertolucci.
Uma primeira ação que deve ser realizada entre as duas entidades culturais de Gramado e Canela é o lançamento do Disk a Favor da Vida, uma iniciativa que compõe o grupo de ações criado pela Secretaria de Cultura de Gramado para o Rock Contra o Crack, evento que utiliza o Rock para prevenir o uso da epidêmica droga chamada crack. A Presidente da Associação Cultural de Canela Adriana Guimarães se prontificou em apoiar a causa.
A campanha Disk a Favor da Vida, visa mostrar de forma clara e objetiva os números telefônicos e funções de dois importantes órgãos de segurança, a Brigada Militar (190), e a Polícia Civil (197 ou 181). A ideia da campanha é a de incentivar a comunidade de ambas as cidades a denunciar o tráfico e consumo de drogas na região.
“Precisamos entender que a prevenção é muito mais eficaz do que o tratamento. Se houver uma forma de se prevenir o uso do crack, a chance de lutar contra essa epidemia fica muito maior. Por isso, as pessoas precisam denunciar o tráfico desta droga, pois é assim que o seu uso será combatido”, afirma Daniel Bertolucci.
O Disk a Favor da Vida deverá ser lançado de forma oficial nos próximos meses, e uma série de palestras preventivas deverá compor o quadro de trabalho do projeto.

CMC Gramado movimenta a cidade com duas exposições


Por Carla Wendt   
03/05/2012
img_3804.jpg"A arte é a forma mais intensa de individualismo que o mundo conhece." A frase do dramaturgo, escritor e poeta irlandês Oscar Wilde revela a variedade de interpretações geradas ao se observar uma obra de arte. Uma obra nunca é absoluta, mas sim ambígua, pois cria um mundo imaginário aqueles que a analisam. Mais do que nunca, o Centro Municipal de Cultura - CMC de Gramado está abrindo espaço para que o público mergulhe neste mundo imaginário das artes.



Na noite desta quinta-feira (03), às 18h, inicia a exposição "Un giro perla bella Itália", do arquiteto e fotógrafo Antônio Calvosa, que adotou Gramado para residir há mais de dez anos. Ele retrata paisagens do país europeu e sua arquitetura. Já no próximo sábado (05), a partir das 11h, inicia a exposição de artes visuais "O Efêmero", da artista plástica Fernanda Manéa. São desenhos, gravuras e pinturas, resultados do olhar da artista.
As exposições permanecem no CMC até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h as 11h45min e das 13h30min as 17h45min. O CMC fica na Rua Leopoldo Rosenfeld, 818, bairro Planalto.

Recreação Solidária na Escola Infantil Branca de Neve I

Por Laise Feijo   
24/04/2012
recreao_2.jpgPensando em oferecer momentos de lazer e entretenimento aos pequenos alunos da Escola de Educação Infantil Branca de Neve I, a bibliotecária do município de Gramado, Cláudia Zambeli Mezalira, propôs a doação de gibis pelos pais das crianças para que posteriormente fosse realizado um momento recreativo
A Recreação Solidária, planejada no início do ano letivo, aconteceu na terça-feira (17), contando com a colaboração dos parceiros voluntários Luana Vargas da Silva, Fabiano Lopes Ramos, David Kelvin Schulz dos Santos e do psicólogo Alessandro Coelho Ramos, que organizou a recreação.
As histórias em quadrinhos (HQS) arrecadadas serão utilizadas no Projeto Livros Viajantes da Biblioteca Cyro Martins. Este projeto leva uma sacola de livros para todas as Escolas de Educação Infantil e Escolas rurais da cidade. Os livros permanecem dois meses em cada instituição de ensino e oportunizam o acesso dos alunos à leitura, que é algo de extrema importância no desenvolvimento do aprendizado das crianças.
“Esta foi apenas uma das Recreações Solidárias que temos a intenção de realizar. Além da arrecadação dos gibis a atividade proporciona momentos de diversão e aprendizado para as crianças. Aproveito a oportunidade para agradecer a diretora da Branca de Neve I, Maria Luiza Sartori, que gentilmente acolheu esta iniciativa da Secretaria de Cultura”, destacou a bibliotecária Cláudia Mezalira.
O projeto Livros Viajantes está sendo desenvolvido desde o ano de 2011 e já beneficiou vários alunos da rede de ensino infantil e de escolas rurais. O objetivo principal da iniciativa é promover um estímulo maior à leitura para estas crianças.

Prefeito Nestor Tissot presente no Rodeio Nacional de Gramado


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
13/02/2012
  prefeito_foi_homenageado.jpgO bom tempo do último final de semana fez a alegria dos milhares de participantes da 33ª edição do Rodeio Crioulo Nacional de Gramado. O Patrão Velho brindou a todos com lindos dias ensolarados e noites agradáveis, beneficiando assim a realização das provas de laço, bem como todos que estiveram acampados na Sede Campeira do CTG Manotaço.
 
A abertura oficial do Rodeio de Gramado aconteceu na manhã de sábado (11), às 10h e contou com a participação de diversas autoridades gramadenses, entre elas o Prefeito Nestor Tissot, que fez questão de declarar, "Agradeço a todos os responsáveis pela realização desse magnífico rodeio. Graças ao empenho de todos e a participação dos nossos moradores e de todos esses visitantes é que se mantém acesa a chama de tradição gaúcha em Gramado".
Durante a abertura oficial do evento, Leodato de Souza Monteiro, e sua esposa Maria Lorezi Condida Monteiro, receberam das mãos do Prefeito Nestor Tissot e do Patrão do CTG Manotaço Radamés Chaulet, a Taça Cidade de Gramado, homenageando-os pelo empenho na disseminação e na manutenção da cultura gaúcha em Gramado.
"Tenho de agradecer a Prefeitura de Gramado, pois a reforma feita aqui na Sede Campeira do CTG Manotaço abriu as cancelas para que pudéssemos realizar esse evento tão bonito, que mostra o quanto Gramado é uma cidade acolhedora e que sabe receber as pessoas", destacou o Patrão do CTG Manotaço Radamés Chaulet.
Além do Prefeito Nestor Tissot, e do Patrão do CTG Manotaço Radamés Chaulet, estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento o Vice-Prefeito Luia Barbacovi, o Presidente da Câmara de Vereadores Giovani Colório, o Secretário de Obras Rafael Ronsni, o Secretário de Cultura Daniel Bertolucci, o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços Leonardo Pereira Dias, os Vereadores Celso Fiorezi, Osmar Bertoluci, Celso Silva, e o Prefeito de Canela Constantino Orsolin.
O 33º Rodeio Crioulo Nacional de Gramado teve início ainda na sexta-feira (10) e reuniu milhares de tradicionalistas e simpatizantes até o domingo (12). Com diversas provas de laço e montaria, e ainda os tradicionais bailes, o evento foi um grande sucesso.

33º Rodeio Crioulo Nacional de Gramado tem abertura oficial no próximo sábado


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
09/02/2012
 O 33º Rodeio Crioulo Nacional de Gramado promete ser uma grande festa que virá para conservar as tradições gaúchas. O evento, que acontece de 10 a 12 de fevereiro, na Sede Campeira do CTG Manotaço, terá sua abertura oficial no próximo sábado (11), às 10h.
Bailes com os grupos "Marcas" e "Os Mateadores", provas de laço de diversas categorias, e as famosas gineteadas, acampamento, muita diversão e cultura gaúcha tradicionalista, compõe a 33ª edição do Rodeio Nacional de Gramado.
Diversas novidades farão parte da 33ª edição do Rodeio de Gramado, como a Equipe Babalú de Rodeios, que será responsável pela animação durante as provas de montaria, bem como pela segurança dos participantes das provas de gineteadas. A equipe é salva-vidas, formada por diversos palhaços e animadores, e promete ser uma atração a parte.
"Movimentos que destacam e preservam a cultura gaúcha precisam sempre ser apoiados e por isso a Prefeitura de Gramado é parceira do Rodeio Crioulo Nacional de Gramado. Tenho certeza de que a edição de 2012 deste evento será um sucesso", destaca o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que estará presente na cerimônia da abertura oficial do evento.
Além de ser apoiadora institucional do Rodeio, a Prefeitura de Gramado, foi responsável por grande parte da construção do novo salão da Sede Campeira do CTG Manotaço.

Primeira Muamba do Gramado Fantasia 2012 acontece nesta sexta-feira


Por Carla Wendt   
02/02/2012
A Uno Vox Music vai esquentar na noite desta sexta-feira (3), a partir da meia noite, pois acontece a primeira Muamba do Gramado Fantasia 2012, que neste ano promete agitar a Serra Gaúcha. As festas em preparação ao Gramado Fantasia estão marcadas para os dias 3, 10 e 15 de fevereiro com animação do Grupo Percussão do Samba. O valor da entrada na Uno Vox Music será de R$ 10,00.

Os blocos Velhinhos Transviados, Quis um Gole, Sem Juízo, Só pra Nóis, Quereu Bebeu, Diz meu Cafezinho e Dizcafeinados estarão todos presentes com seus foliões, a fim de dar uma amostrinha do que acontecerá no final de semana do carnaval.
Quem também estará presente será a o Rei Momo Fábio Veeck e a Rainha do Carnaval deste ano, a gramadense Bianca Laís Teixeira, que terá que comprovar na ponta do pé que o samba está em suas veias.
O Gramado Fantasia 2012 acontecerá de 17 à 21 de fevereiro. Nos dias 17 e 20 de fevereiro, o baile acontece no Clube Minuano; no dia 18, na Sociedade Recreio Gramadense; e nos dias 19 e 21, no Centro de Eventos e Convenções ExpoGramado.

33ª edição do Rodeio Nacional de Gramado


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
18/01/2012
  De 10 a 12 de fevereiro, acontece, na sede campeira do CTG Manotaço, no Mato Queimado, a 33ª edição do Rodeio Nacional de Gramado. Com atrações musicais e diversas provas esportivas, o evento promete muitas novidades aos visitantes esperados.
 
Bailes com os grupos "Marcas" e "Os Mateadores", provas de laço de diversas categorias, e as famosas ginetiadas, acampamento, muita diversão e cultura gaúcha tradicionalista, compõe a 33ª edição do Rodeio Nacional de Gramado.
A partir da quinta-feira (09 de fevereiro), será permitida a instalação de quem deseja acampar-se na área do rodeio, não sendo permitida reserva de lugar. O Patrão do CTG Manotaço de Gramado, Radamés Chaulet ressalta uma grande novidade da edição de 2012 do evento, "nesse ano a entrada no Parque, a pedido do Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, não será cobrada, bem como o acampamento", destaca Chaulet.
Outra grande novidade na 33ª edição do evento, é a homenagem ao casal Leodato de Souza Monteiro, e sua esposa Maria Lorezi Condida Monteiro, na Taça Cidade de Gramado.
Os tradicionais bailes do Rodeio terão animação dos Grupos "Os Mateadores", que se apresentam na sexta-feira (10) e "Marcas", cujo show acontece no sábado (11). Os ingressos antecipados terão custo de R$10 e na hora o valor será R$15.
As novidades do 33º Rodeio Crioulo Nacional de Gramado, ainda não terminaram, a Equipe Babalú de Rodeios será responsável pela animação durante as provas de montaria, bem como pela segurança dos participantes das provas de ginetiadas. A equipe é salva-vidas, formada por diversos palhaços e animadores, e promete ser uma atração a parte.
"Movimentos que destacam e preservam a cultura gaúcha precisam sempre ser apoiados e por isso a Prefeitura de Gramado é parceira do Rodeio Crioulo Nacional de Gramado. Tenho certeza de que a edição de 2012 deste evento será um sucesso", destaca o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Além de ser apoiadora institucional do Rodeio, a Prefeitura de Gramado, foi responsável por grande parte da construção do novo salão da Sede Campeira do CTG Manotaço.

Gramado Fantasia apresenta projeto ao Governo Estadual


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
29/12/2011
 gramado_fantasia.jpg Para que a edição de 2012 do Gramado Fantasia seja um absoluto sucesso, a Subsecretaria de Cultura de Gramado, e a ABCG - Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado, vem realizando visitas junto ao Governo do Estado, buscando apresentar o projeto do evento, e captar verbas e apoio institucional para a realização do mesmo.
 
Durante a última semana, o diretor da Subsecretaria de Cultura de Gramado, Sandro Bonatto, acompanhado do Presidente da ABCG, Roberto Sorgetz, e do Presidente da Comissão Organizadora do Gramado Fantasia, Alexandre Dreschsler estiveram na Secretaria Estadual de Cultura, onde apresentaram o projeto do Gramado Fantasia à Sandro Santos, da Coordenação de Culturas Populares e Diretoria de Cidadania Cultural e para Rafael Balle, Gestor Executivo do Pró-Cultura RS.
"Buscamos a realização de um evento singular para Gramado, e é por isso, que o apoio do Governo do Estado é imprescindível para nós. A ideia de termos o Governo Estadual como parceiro do Gramado Fantasia nos acalenta e sem dúvida vem a somar muito na realização do evento que é o maior Carnaval de Salão do Mundo, representando não só Gramado, como também o Rio Grande do Sul e o Brasil", destaca o Diretor de Cultura de Gramado, Sandro Bonatto.

Domingo é dia de combater o crack com muito rock


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
09/12/2011
 rcc.jpg Domingo (11), é o grande dia da terceira edição do Rock Contra o Crack. O evento pretende reunir centenas de pessoas e conscientizar os jovens o quanto o crack é prejudicial e epidêmico. A arma para incrustar essas verdades nas cabeças juvenis é apenas uma: o bom e velho rock'n roll. O evento acontece no Centro Municipal de Esportes José Francisco Perine, o Perinão, a partir das 10h.
O grande show do Rock Contra o Crack contará com a apresentação de 21 bandas, culminando no show da mega atração, Cachorro Grande. O evento, realizado pela Prefeitura de Gramado, através da Subsecretaria de Cultura, está com a estrutura pronta para receber o grande público esperado, que para prestigiar esse grande evento, precisa apenas comparecer ao local munidos de dois quilos de alimento não perecível.
 
Conheça a estrutura do RCC:
 
21 BANDAS DA REGIÃO :
→ ESCUDEIROS DO ROCK
→ REVIVE
→ BOAVENTURA
→ LADY LOUCURA
→ FORGOTTEN TICKET
→ DRIVE PLACE
→ MARIJANNE'S
→ HAL
→ ULTRALENTOS
→ AVÂNIA
→ THE PRESLEYS
→ HELENOS
→ WARFFARE
→ FUCK IT
→ CURSED FATE
→ HELSINKI
→ WRONG RIDE
→ THE BLACK HOUSE
→ TRAVELIN BAND
→ LOUCURA LOVERS
→ DR. ADÃO
→ CACHORRO GRANDE

Rock Contra o Crack promove itinerâncias


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
08/12/2011
   rcc.jpg O Rock Contra o Crack tem seu grande dia no próximo domingo, quando acontece o show com as 21 bandas locais, além da grande atração Cachorro Grande. Antes disso, porém, uma série de itinerâncias está sendo realizada e envolvendo diversas escolas de Gramado. Na tarde de quarta-feira (07), por exemplo, a Vila Olímpica da Várzea Grande foi palco de uma dessas itinerância que perduram até a próxima sexta-feira (09).
 
Alunos de duas escolas, a Mosés Bezzi e Caramuru, reuniram-se na Vila Olímpica da Várzea Grande, e prestigiaram a itinerância do Rock Contra o Crack, promovida pela Subsecretaria de Cultura de Gramado. Além de uma palestra realizada por Paulo Pontes, representante da Subsecretaria, e apresentação de teatro do Grupo Faces, do Centro de Reabilitação Emmanuel da Região das Hortênsias - CRERH, o evento ainda contou com muita música proporcionada pela banda Hal.
"O Rock contra o Crack é muito mais do que um simples evento de música, é um movimento sociocultural que tem as bandas de rock como principais agentes da luta contra o crack na Região das Hortênsias, e que conseguiu reunir diversos multiplicadores da causa: Poder Público, entidades sociais, clinicas de reabilitação, clubes de serviços, órgãos de saúde e segurança, classe cultural, imprensa e comunidade. O movimento utiliza a música e a cultura como ferramenta de propagação de mensagens positivas junto à juventude, tem caráter preventivo e contribui significativamente para o combate ao crack e para a valorização dos músicos locais perante a sociedade. Atitude, engajamento, solidariedade e participação comunitária são os principais motivos do sucesso do movimento", avalia o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci.
Além da itinerância realizada na Vila Olímpica, locais como o Clube dos Onze Canarinhos, localizado no bairro Piratini já receberam a itinerância, e o bairro Moura tem itinerância marcada para a sexta-feira (09), às 8h30min, em frente à Escola Municipal Dr. Carlos Nelz - CAIC.

Rock Contra o Crack realiza reunião com rede institucional de apoio


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
01/12/2011
  Evento que combate o crack através de muito rock'n roll terá lançamento na próxima segunda-feira
reunio_rcc.jpgContando com o apoio de toda uma rede institucional, o Rock Contra o Crack, evento que manda uma mensagem direta aos jovens gramadenses, terá edição ainda em 2011. Com data prevista para o dia 11 de dezembro, a partir das 10h, , no Centro Municipal de Esportes José Francisco Perine, o evento deve contar com a participação de 21 bandas locais, além da grande atração, Cachorro Grande. Na tarde de quarta-feira (30), uma reunião foi realizada na sede da Subsecretaria de Cultura, e contou com a participação de toda a rede de apoio institucional e organização do evento.
A rede institucional de apoio ao Rock Contra o Crack conta com diversas entidades, entre elas, as Polícias Civil e Militar de Gramado, o Corpo de Bombeiros, comunidades de reabilitação, Câmara de Vereadores, clubes de serviços, Centro de Atendimento Psicossocial, Conselho de Entorpecentes, entre outros.
"Não queremos o Rock Contra o Crack apenas como mais um evento. Queremos que ele leve a ideia do combate ao crack até todas as camadas sociais de Gramado e por isso, contamos com a participação de cada uma dessas entidades que está aqui persente", destacou o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci.
O lançamento oficial do Rock Contra o Crack acontece na próxima segunda-feira (05), às 18h, no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, com apresentação das metas, objetivos e ações do Movimento RCC à comunidade e imprensa.

Projeto "Capelinha" une religião à literatura


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
03/11/2011
 capelinha.jpg Um projeto inovador, que une religião e cultura foi oficialmente lançado em Gramado, na tarde da última segunda-feira (31), no Centro de Cultura da Várzea Grande. "Capelinha", é o nome do projeto que anexa diversos livros às tradicionais capelinhas, tornando-as assim, uma semente disseminadora da leitura.
 
Tradicionais, elas são levadas de casa em casa, onde são acolhidas com muita fé e ganham lugar de destaque nos lares das pessoas, que rezam junto a elas e as preservam sempre com o maior carinho. São as capelinhas que contém a imagem de Santa Maria, Mãe de Deus. Essas capelinhas ganharam, desde a última segunda-feira, na Várzea Grande uma outra finalidade, a de levar a cultura literária até as residências dos moradores do maior bairro de Gramado.
São dez zeladoras responsáveis pelas capelinhas nas quais estarão dispostas bolsas contendo 13 livros cada. Essas capelinhas são totalmente itinerantes, portanto, percorrerão boa parte do bairro Várzea Grande, levando com elas os livros de diversos gêneros. "O hábito da leitura é adquirido aos poucos e depois que os livros estão dentro das casas das pessoas, o acesso a eles é facilitado, por isso a importância desse projeto", destacou o Vice-Prefeito de Gramado, Luia Barbacovi,
O Projeto, que foi criado pela coordenação da Biblioteca Municipal Marlene Casagrande, da Várzea Grande, recebeu o apoio da Subsecretaria de Cultura de Gramado e da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, da Várzea Grande.
"Qualquer iniciativa que leve leitura à casa das pessoas é louvável, e unindo a religião à leitura então, o projeto torna-se ainda mais efetivo, pois está unindo duas formas saudáveis de crescimento pessoal", avalia o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.