Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Bibliografia do Patrono da 19ª Edição da Feira do Livro de Gramado- Airton Ortiz


Bibliografia

1999 ─ Aventura no topo da África narra sua expedição ao cume do monte Kilimanjaro, tornando-se o primeiro gaúcho a escalar a mais alta montanha do continente africano.

2000 ─ Na Estrada do Everest narra suas escaladas na cordilheira do Himalaia, no Nepal. O livro foi finalista do prêmio Açorianos de Literatura, o mais tradicional do Rio Grande do Sul.

2001 ─ Pelos caminhos do Tibete narra a viagem onde ele percorreu, de jipe, todo o platô tibetano, viajando de Lhasa a Katmandu através do Himalaia. Também foi finalistas do prêmio Açorianos de Literatura.

2002 ─ Cruzando a Última Fronteira narra a travessia do Alasca, do sul até o oceano Ártico.

2003 ─ Expresso para a Índia narra uma profunda experiência na terra dos deuses hindus. Ganhou o prêmio Euclides da Cunha, da União Brasileira de Escritores, como o melhor livro de ensaio lançado no Brasil naquele ano, além de ter sido o 2º livro mais vendido na 49ª Feira do Livro de Porto Alegre.

2004 ─ Travessia da Amazônia narra uma viagem do Pacífico ao Atlântico pelos rios amazônicos. Ganhou o prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, como melhor livro de não-ficção escrito por um autor gaúcho naquele ano, além de ter sido o 5º livro mais vendido na 50ª Feira do Livro de Porto Alegre.

2005 ─ Egito dos faraós narra uma jornada através do deserto do Saara, em lombo de camelo, e a descida do rio Nilo, numa jangada. Foi finalista do prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, além de ter sido o 3º livro mais vendido na Feira do Livro de Porto Alegre.

2006 ─ Na trilha da Humanidade narra a expedição que refez o caminho percorrido pelos humanos pré-históricos que povoaram o Brasil partindo da África, cruzando a Ásia, entrando nas Américas pelo Alasca e descendo até Minas Gerais, uma volta ao mundo completa, 45 mil quilômetros, 12 países. Sucesso de crítica e de público, também integrou a lista dos livros mais vendidos na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Esse livro se originou de uma série com 12 reportagens, 24 páginas, publicada no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, em 2005. A matéria foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo, a mais importante e tradicional condecoração da mídia brasileira.

2007 ─ Em busca do Mundo Maia se originou de uma série seis reportagens publicadas no Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, onde, em 12 páginas, relata sua expedição à América Central. A matéria, que aborda a extinção da cultura dos maias, ganhou o Prêmio ARI de Jornalismo, o mais tradicional e importante da mídia gaúcha, onde obteve o primeiro lugar na categoria reportagem cultural.

2008 ─ Cartas do Everest é o primeiro livro de ficção do escritor, um romance de aventura narrando uma trágica expedição ao cume do monte Everest. Escrito numa linguagem belíssima, é literatura em ritmo de escalada; um clipe literário.

2009 – Vietnã Pós-Guerra relata uma aventura pelo Sudeste Asiático e reconta a Guerra do Vietnã sob o ponto de vista do povo vietnamita.

2009 – Retratos da Terra é o seu primeiro livro de fotografias, uma edição de arte com 170 fotos de 30 países mostrando a diversidade cultural e humana que existe no mundo.

2010 – Aqui dentro há um longe imenso é o primeiro livro do grupo Osseis de Poa, uma obra coletiva escrita em parceria com outros cinco escritores. Trata-se de um romance de aventura dedicado aos leitores jovens-adultos. Publicado pela Editora Saraiva.

2010 – Havana é o primeiro livro de crônicas do autor e abre a coleção Expedições Urbanas. São 55 crônicas sobre a capital cubana.

2011 – Jerusalém da continuidade aos livros de crônicas, versando sobre a importante cidade do Oriente Médio.

2012 – Gringo é o seu segundo livro de ficção, um romance que mescla os gêneros literatura de formação com literatura de viagem.

2013 – Atenas é seu primeiro livro publicado pela Editora Benvirá, de São Paulo, um selo do Grupo Saraiva, a maior empresa do ramo livreiro do Brasil, para onde o autor se transfere após quatorze anos publicando pela Editora Record, do Rio de Janeiro. Com esse livro de crônicas é iniciada a coleção Aventura pelo Mundo.

2013 – Foi o que coube na mochila é o segundo livro do Grupo Osseis de Poa, dedicado ao público jovem-adulto, escrito em parceria com os autores Carlos Urbim, Christina Dias, Luiz Paulo Faccioli, Lu Tomé e Sérgio Napp. Publicado pela Editora Artes & Ofícios.

2014 – Paris dá continuidade à coleção Aventuras pelo Mundo, da Editora Benvirá. São 45 crônicas sobre a capital da França narrando a interatividade do autor com a cidade onde morou durante uma temporada no começo deste ano. Será lançado na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, dia 06/11, às 18horas.


Airton Ortiz já gravou muitos documentários especiais para a televisão, todos sobre aventuras. Como fotógrafo, tem um acervo com 100 mil fotos da maioria dos países do mundo, especialmente sobre natureza selvagem.

Suas viagens radicais ao redor do planeta aliadas à sua experiência como administrador de empresas o tornaram um dos mais requisitados conferencistas nas áreas de Planejamento e Motivação, prestando consultoria para importantes empresas no Brasil, além de fazer palestras em escolas e feiras do livro por todo o país.

Suas aventuras também podem ser acompanhadas no seu blog pessoal: airtonortiz.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário