Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Semana Farroupilha de Gramado de 2016

A Semana Farroupilha deste ano contou com mais de 75 atrações, 5 grandes shows, um dia dedicado às mulheres riograndenses com oficina de culinária e desfile de moda gaúcha. Para dar ainda mais destaque para a tradição regional, representação histórica e genuína do mate, valorização de artistas locais, reconstrução histórica com acervos, palestras e oficinas retratando o verdadeiro gaúcho. As crianças, tiveram muita diversão com teatro de bonecos, oficinas e apresentações de danças. Além disso foi realizado um legítimo matinê com uma série de curtas gaúchas. Muita música, animação, mateada, fizeram parte dessa Semana Farroupilha. A cada ano viemos aprimorando inserindo novas atividades sempre com cunho educativo para semear nossa cultura por entre as gerações vindouras. Esse ano foi introduzida na programação as Oficinas de Culinária, Palestras e Oficinas de Educação Patrimonial e Cultural, Oficina Literária de Ditos Gaúchos e uma ênfase grande voltada a Origem do Mate. Participaram em torno de 2.500 crianças com atividades agendadas durante esses dez dias. Todas as atividades selecionadas de acordo com a faixa etária e os conteúdos que cada turma estava desenvolvendo e aprendendo em sala de aula.
A programação foi aberta para agendamento a todas as escolas da rede escolar de Gramado (pública municipal, estadual e particular). Escolas que participaram das atividades:  CNEC, escolas Estaduais (Boaventura Ramos Pacheco, David Canabarro, Caramuru, João Benetti Sobrinho e Santos Dumont), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Mosés Bezzi, Vicente Casagrande, Nossa Senhora de Fátima, Pedro Zucolotto, Gentil Bonato, Carlos Nelz – CAIC, Maximiliano Hahn e Presidente Vargas), escolas Municipais Rurais (Padre School, Padre Anchieta e Carlos Barbosa),  escolas Municipais de Educação Infantil (Algodão doce, Raio de sol e Julita I), Pro Jovem, APAE e Grupos de acompanhamento do CAPS.

Foi desenvolvido um importante trabalho de educação patrimonial e cultural realizados pelos Museólogos e Historiadores: Fernanda Valente e Rodrigo Schlee, além  do acervo cultural que contou a história dos gaúchos e estava em exposição no Galpão da Hospitalidade durante os dez dias de evento.





















































































































































Atividades que foram desenvolvidas: 21 Oficinas : 2 Oficinas de Fandango; 3 Oficinas de Brinquedos Gaúchos (boleadeiras de sabugo, cinco marias, laço de vaca parada, gineteadas, pular elástico e jogo do osso); 10 Oficinas de Culinária; (Cróstoli Salgado, Puchero, Mate Chimarrão e Mate Doce”, Bolinho de Chuva, Doces de Pelotas – Baba de Moça, Torta Seca “Sfregola”, Paella Campeira) 1 Oficina de Danças Folclóricas; 1 Oficina de Chula; 2 Oficinas “Ofício do Guasqueiro”; 1 Oficina de Ditos Gaúchos; 1 Oficina Literária: Literatura Gaúcha, Construindo Nossa História; 8 Palestras: 2 A origem do Mate Chimarrão um Patrimônio Cultural dos Gaúchos com mostra de Objetos e degustação das diversas formas de preparo da bebida. 2 Palestra com Mostra de Objetos da Revolução Farroupilha; 1 Palestra sobre Transportes Gaúchos; 1 Palestra sobre a “Mulher Gaúcha”; (foi um momento de muita emoção, falar da mulher gaúcha da sua resiliência é algo ímpar emocionou a todos os presentes) 1 Palestra sobre Charque e Charqueadas; 1 Programa de Valorização do Arroz na Culinária Gaúcha 11 Rodas do Mate : Todos os dias as 17h e 30 minutos, Conto Gauchesco de Simões Lopes Neto “Mate do João Cardoso”.

 Shows Artísticos: (Show com Marcelo Oliveira, Show “Jeitão de Gaúcho” com Pepeu Gonçalves – artista local, Show Nativista com Jairo Lambari Fernandes, Apresentação de Evandro Martins – artista local, Show com o Grupo Pontezuella “Clássicos da Terra” - artistas locais, Show com Juliana Spanevello, Show com Ataliba – artista local e Show com Juliano Bolfe também artista local)

Espetáculos: (Na abertura com Saltimbancos Casa do Bispo “Entre Amor, Fero e Sangue” e  Apresentações de teatro de bonecos com o Grupo Só Rindo “Gaúchos, também valorizando nossa produção local)  Apresentações de Danças;  Invernada Juvenil Guapos do Itapuí de Campo Bom; Invernada Adulta e Mirim do CTG Manotaço de Gramado;  Invernada Juvenil do CTG Querência de Canela;  DTG Amigos Estancieiros de Canela; Exibições de Curtas Gaúchas: Matinê Farroupilha: Sarau Gaúcho: Falando sobre a cultura gaúcha e com a apresentação de artistas locais, músicos, interpretes, coral e degustação da culinária típica: Paejja.

 Exibições do Filme “Anita”de Rolando Christian Coelho e com bate-papo com o ator do filme “Sebastião Fonseca”: Horas do Conto com Declamação: “Lendas Gaúchas” com Cláudia Piccinini e Ana Carolina Bazzan;  Visita em escola Levando uma pouco da história da Semana Farroupilha para os alunos – Pedro Zucolotto;  Invernada Juvenil Guapos do Itapuí de Campo Bom – Mosés Bezzi e CAIC;  Declamações de Poesia com Canto, música e interpretação com Pedro Aquino – também artística local ; Mateadas com Ataliba; Inúmeras visitas de alunos com agendamentos, comunidade local e turistas ao galpão da hospitalidade para conhecer os tão valioso acervo histórico da nossa Tradição gaúcha alí exposto, sempre sendo mediados com muita atenção pelos profissionais Rodrigo e Fernanda Valente.



Apoio: Malbec, Emater, Hotel Bangalôs da Serra, Di Pietro, CTG Manotaço, La Criolla, Santa Fé, Bus Tour, Secretaria da Educação, Ximango, São Braz, Secretaria de Obras, Pampas Hotel Fazenda e IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz)

Realização: Secretaria da Cultura de Gramado

Nenhum comentário:

Postar um comentário