Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 23 de março de 2017

Dia da Cultura Gramadense


A cultura é de todos: este o fato primordial. Toda sociedade humana tem sua própria forma, seus próprios propósitos, seus próprios significados. Toda sociedade humana expressa tudo isso nas instituições, nas artes e no conhecimento. A formação de uma sociedade é a descoberta de significados e direções comuns, e seu desenvolvimento se dá no debate ativo e no seu aperfeiçoamento, sob a pressão da experiência, do contato e das invenções, inscrevendo-se na própria terra, é o que diz Raymond Williams. Apesar de ter escrito em 1958, isto permanece tão vivo os dias atuais.
Com este propósito, a Secretaria da Cultura de Gramado está preparando um evento para comemorar o Dia da Cultura Gramadense, no dia 31 de março próximo. Será uma programação na Praça Silvia Zorzanello, quando os professores que atuam no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen e as associações dos artesão do município estarão mostrando seus trabalhos ao ar livre. Serão aulas abertas, contação de histórias na Brizoleta, yoga, ballet, música, pintura, desenhos, enfim todas as manifestações culturais que permeiam a vida cultural de Gramado, caso chova tudo acontecerá dentro do Centro Municipal de Cultura. O evento será das 13h às 17h 30min.
Para o secretário da cultura Allan John Lino, “é importante profissionalizar a cultura respeitando. Respeitar e valorizar o artista é um dos quesitos da nossa missão. Qasssim sempre prestigiaremos cada um em sua arte e mostrar que Gramado tem uma cultura que é ímpar. Estaremos sempre ao lado da arte. Por isso sempre buscaremos a participação de todos, pois só assim conseguiremos mostrar o potencial cultural da nossa comunidade.”  (Foto Allan John Lino. Crédito Rafael Cavalli)

sexta-feira, 17 de março de 2017

Cursos e oficinas na Várzea Grande

Os cursos e oficinas são uma opção para os moradores da Várzea Grande que têm no Centro de Cultura um local apropriado e de fácil acesso. A exemplo da professora Carmem Schenkel que ministra a modalidade de pintura em tecido e também crochê, outras opções são oferecidas, basta ir visitar e conhecer. O grupo de professores do Centro de Cultura da Várzea Grande oferece atividades diversas para crianças, jovens e adultos. Faça uma visita e descubra sua aptidão.

MOSTRA "ENCANTO"

Uma exposição de fotografias embeleza o saguão do Centro de Cultura da Várzea Grande. As lentes de Joares Machado apresentam 16 imagens com a paisagem da nossa região. Até dia 31 de março a comunidade e os visitantes podem conferir de perto. O objetivo da mostra é valorizar o espaço cultural,  comenta a diretora Maria Helena Drechsler de Oliveira, que juntamente com a supervisora do Centro de Cultura da Várzea Grande, Solange Müller , estão radiantes com a possibilidade de oferecer arte para o povo.


quarta-feira, 15 de março de 2017

Oficina: Outono no tecido

Bordar é uma atividade milenar que permite criar e revelar emoções. As pessoas que bordam, em geral, ampliam a imaginação e expandem o mundo interior.
A oficina Outono no tecido trabalha com as imagens dessa estação do ano que comumente está associada às folhas amareladas que caem pela força da natureza.Participe! Será bordadada uma frase-poema de Mario Quintana. Será no dia 18/abril, terça-feira, das 14h30 às 17h30, no Centro Municipal de Cultura de Gramado. Inscreva-se.
O valor da inscrição é de R$ 20,00. E será preciso levar:
  1. Linhas de bordar tipo mouliné(meada) ou perlé (novelinho), nas cores vermelho, laranja, amarelo, marrom, preta ou cinza, branca ou cru.
  2. Agulhas de costura, números 5 ou 6.
  3. 2 (dois) pedaços de tecido de algodão cru de aproximadamente 25 cm x 20 cm
  4. Tesoura, lápis e papel                                                                                                                                                
Professora: Bel Porazza

Natural de São Paulo, Bel Porazza reside em Canela e seus trabalhos estão inseridos numa perspectiva internacional que visa trazer à arte têxtil a imagem das mãos criativas (creative hand), incentivadas pela criatividade, inovação e mescla de materiais. Sua formação artística em bordado iniciou-se quando criança e em 2010, o curso de bordado criativo com Deborah Brown, na Morley College, Londres, Inglaterra, agregou à sua produção muitas técnicas e visões diferentes dessa arte. As aulas com Sonia Bianco, em 2014 e 2015, foram preciosas e com a dupla Wagner e Benigna, profissionais de São Paulo, ampliou ainda mais seus conhecimentos têxteis.

Soberanas de Três Coroas

No último dia 10 de março, o Secretário da Cultura de Gramado, Allan John Lino participou como jurado na escolha das Soberanas da 17º Três Coroas em Festa, que teve como vencedora a candidata Vuitória Melo. Na foto (da esquerda para a direita) aparecem Eraldo Araújo, Vice-Prefeito de Três Coroas, Gabriela Cruz, 1ª Princesa, Allan John Lino, Vitória Melo, Rainha, Estefani Casarin, 2ª princesa, e Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho, Prefeito Municipal de Três Coroas.

sexta-feira, 10 de março de 2017

GRANDES E NOTÁVEIS MULHERES DE GRAMADO


Abriu nesta quinta-feira, dia 9 de março, a exposição fotográfica “Grandes e Notáveis Mulheres de Gramado, no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen. A exposição que vai até dia 31 de março retrata algumas mulheres de Gramado, na lente do fotógrafo Adriano Gonçalves. São elas: Annelies Helena Rosenfeld, Beatriz Macedo, Carla Reis, Clary Accorsi Sartori, Cláudia Maldaner, Diolinda Valentini, Elis Chaves, Iraci Casagrande Koppe, Isadora Raymundi Nygaard, Jerusa Nunes Vidal, Joecy Lied Zatti, Jussara Hoppner, Laura Michel Bertolucci, Lenora Santos, Luia Steigleder, Maria Helena Drechsler de Oliveira, Nelcy Rissi, Simone Dinnebier, Valéria Oberherr, Valmi Stein. Veja nas fotos de Kiko Coelho a movimentação na abertura.







terça-feira, 7 de março de 2017

“MULHERES! TODAS EM UMA!”

O Secretário da Cultura, Allan John Lino e a diretora do Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen, Maria Helena Drechsler de Oliveira, juntamente com a artista plástica Eni da Rosa Scur recepcionaram familiares, amigos e convidados da primeira mostra individual que abriu as comemorações do Dia Internacional da Mulher na casa de cultura.
A exposição poderá ser visitada até dia 31 de março.
Na ocasião, entidades artísticas através de Carmem Backes representando a diretoria da AGAPA e Beatriz Macedo da ACAVG prestigiaram o evento.
Noite maravilhosa!